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Blog da Orca

Seminovos: saiba por que modificar carros pode dificultar a sua revenda

Postado em 13/07/2017

Modificar carros nem sempre significa realizar um bom negócio. Existem algumas alterações que descaracterizam completamente o modelo, o que não é muito bem-visto no mercado de seminovos.

As modificações podem ser feitas com diferentes objetivos. Existem aquelas destinadas a melhorar a economia de combustível, outras voltadas para o desempenho, para a estabilidade, etc. O fato é que é preciso ficar atento ao que é benéfico e ao que pode prejudicar o veículo, desvalorizando-o no mercado.

É importante saber que pequenas alterações como colocação de adesivos, insulfilmes ou até a adoção de rodas esportivas não costuma apresentar problemas, pois esses itens são facilmente removíveis. O problema é quando as alterações modificam o projeto original e que exigem algum investimento se o novo dono quiser restaurar as características do carro.

Kit GNV

Febre há alguns anos no Brasil, o kit GNV ainda é bastante procurado por quem roda muitos quilômetros por dia. Embora não seja mais tão vantajoso, o gás ainda é mais barato do que os combustíveis tradicionais, o que faz com que algumas pessoas optem pela instalação do kit.

O problema é que o GNV aumenta a pressão interna do cabeçote e diminui a potência do carro, o que força mais o motor e exige manutenções mais constantes — há quem defenda que a vida útil do propulsor acaba sendo diminuída.

Além disso, o cilindro é grande e pesado, roubando espaço do porta malas e forçando a suspensão traseira. A retirada do kit custa quase o mesmo tanto que a instalação, o que pode afastar eventuais interessados em comprar o seu carro.

Alteração de cores

A série de filmes “Velozes e Furiosos” popularizou o tuning em todo o mundo. Assim, começaram a surgir carros pintados com cores berrantes, repletos de brilhos e acessórios que fazem o carro parecer um trio elétrico de carnaval.

O grande problema é que a pintura do veículo representa um gosto pessoal do seu dono, e quanto mais personalizado for o seu carro, mais difícil será revendê-lo.

Uma curiosidade: as cores prediletas de quem adquire carros no Brasil são preto, branco e prata.

Suspensão rebaixada

Para conseguir melhorias na aerodinâmica e na estabilidade, algumas pessoas optam por rebaixar a suspensão dos seus carros. O problema é que essa medida altera completamente as características originais do veículo e pode gerar graves consequências.

Além disso, vale ressaltar que as ruas brasileiras não estão preparadas para receber carros extremamente baixos. O excesso de buracos pode acabar com a suspensão do veículo, provocar rachaduras no chassi e até causar acidentes.

Rodas grandes

Rodas esportivas não costumam desvalorizar o veículo, a não ser que o modelo escolhido tenha dimensões diferentes das originais.

Em primeiro lugar, a legislação brasileira não permite que as rodas sejam mais largas do que a carroceria. Em segundo lugar, as rodas maiores podem raspar no chassi, provocando furos no pneu e fazendo com que o motorista perca o controle do carro em curvas.

Antes de modificar carros, pense na sua segurança e no mercado de seminovos. O prazer de dirigir um carro personalizado pode ser substituído pela frustração da desvalorização na revenda.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma experiência no assunto que gostaria de compartilhar? Deixe um comentário!

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