Blog da Orca

10 luzes do painel de controle do carro que você precisa entender

Muitos motoristas acreditam que, quando o assunto é dirigir, basta ligar o carro, pisar no acelerador e saber fazer controle de embreagem e baliza. No entanto, esquecem que alguns cuidados com o veículo são fundamentais para a segurança de todos. No painel de controle do carro, por exemplo, existem diversos avisos luminosos que podem orientar os motoristas quanto a perigos iminentes.

Neste artigo, vamos esclarecer quais são as 10 principais luzes do painel de controle do seu carro que você precisa conhecer. Confira:

Airbag

Essa luz indica que o airbag pode não funcionar quando for acionado. Por isso, caso ela esteja acessa no seu painel, recomenda-se que você procure uma oficina autorizada e faça a manutenção.

Baixo nível de fluido de freio

O sinal pode indicar duas coisas: que o freio de mão está acionado ou que o fluido do freio está abaixo do normal. Isso pode implicar em perda de eficiência ou falha do sistema de freios.

Carga da bateria

Esta luz geralmente acende no momento da ignição, mas apaga quando o carro está em funcionamento pleno. Por isso, se a luzinha permanecer acessa enquanto seu carro estiver rodando, significa que a bateria não está sendo carregada e você pode ficar sem o sistema elétrico do carro, como faróis. Procure uma oficina para verificar qual o problema.

Pressão do óleo do motor

Preste muita atenção neste sinal. Se ele acender enquanto você estiver dirigindo, significa que a pressão do óleo do motor caiu ou que o nível de óleo está abaixo do indicado. Nos dois casos você deve parar o carro imediatamente e pedir ajuda, pois o motor pode fundir se continuar sem óleo.

Temperatura do líquido de arrefecimento

A maioria dos carros brasileiros usa água para refrigerar o motor. Por isso, caso essa luz se acenda no painel de controle do seu carro, o motor pode estar superaquecido ou em processo de superaquecimento. O indicado é parar e verificar (com cuidado e somente se você souber) os níveis de água para não ficar no meio do caminho.

Feios ABS

O ABS é um tipo de freio mais seguro e que passou a ser obrigatório no Brasil. Então, se esta luz estiver acesa, quer dizer que o ABS do seu carro pode não estar funcionando. Isso não significa que o freio parou de funcionar, mas sim que o faz com o sistema convencional e não com o ABS. A falha em sensores também pode fazer com que a luz se acenda.

Injeção eletrônica

Esta é mais uma luz que pisca no momento da ignição, mas apaga em seguida. Se permanecer acesa com o carro em movimento, o sistema de injeção eletrônica do carro pode estar com problemas. A princípio, o único problema é o consumo excessivo de gasolina, mas é bom procurar uma oficina para ajustar o problema.

Monitoramento dos pneus

Caso esta luz fique acesa no painel de controle do carro, você deve checar a pressão dos pneus, pois pelo menos um deles estará com problemas.

Preaquecimento das velas

Muito comum em veículos a diesel, essa luzinha indica que o sistema entrou em funcionamento para aquecer o combustível antes de ele ser inserido na injeção do cilindro. Caso seu carro não seja flex e ainda tenha o tanquinho reserva, isso indica que a gasolina está sendo usada naquele momento.

Tanque reserva

O último item deste post não é o menos importante. Caso essa luz fique acesa no painel do seu carro, isso quer dizer que o combustível já está na reserva, ou seja, você precisa abastecer. Se não o fizer, poderá ficar parado pelo caminho.

Agora que você já sabe quais são as 10 principais luzes do painel de controle do seu carro, fique atento enquanto estiver dirigindo para que nenhum problema te pegue de surpresa. Caso tenha mais alguma dúvida, escreva para nós através dos comentários!