Blog da Orca

3 dicas básicas para quem vai viajar de carro

Não existe coisa melhor do que cair na estrada depois de um ano inteiro de trabalho duro e responsabilidades à beça. Mas na hora de arrumar as malas, com a família toda empolgada e aquele número alto de bagagens no porta-malas, acabamos descuidando do ponto mais importante: as condições do carro. E agora? Deixar a revisão do veículo para a última hora pode acabar atrapalhando a sua viagem, caso o mecânico encontre algum componente defeituoso. No post de hoje você vai conhecer algumas dicas básicas que são essenciais para quem vai viajar de carro. Confira!

Entenda a revisão como uma garantia para a sua viagem

Uma revisão básica é a garantia de que você e sua família não vão ficar na mão no meio da viagem. Procure uma oficina ou concessionária autorizada que cheque itens como pneus, palhetas, faróis, lanternas, nível de água e óleo, suspensão e freios. Para uma viagem ainda mais tranquila, procure estudar a rota mais curta — e mais segura, é claro — para o seu destino, instale um GPS confiável e fique atento à previsão do tempo para fugir dos temporais em plena estrada.

Revise os itens essenciais

Alguns itens merecem atenção constante e, se você pretende sair em viagem esse é mais um motivo para não descuidar da revisão deles. Confira os itens que precisam estar em dia antes de pegar a estrada:

Pneus

A situação precária das nossas rodovias já é conhecida. Esburacadas, cheias de rachaduras, pouco sinalizadas e desprovidas de acostamentos. Para superar tantos obstáculos, os pneus devem estar robustos e calibrados de acordo com as medidas descritas no manual do proprietário.

Faróis

Veja se não há alguma lanterna com fusível queimado. Geralmente nos descuidamos das lanternas traseiras, inclusive a luz de freio. Porém, qualquer anomalia no sistema de faróis é facilmente detectada pela Polícia Rodoviária, que pode vir a te aplicar multas por causa da infração.

Bateria

Qual foi a última vez que você trocou a bateria do seu carro? Caso nunca tenha trocado, fique atento à data de validade desse item e procure não abusar do rádio enquanto o veículo estiver desligado, pois ele irá puxar toda a energia elétrica que resta na carga, deixando você à beira da estrada.

Óleo

Não perca o prazo para a troca de óleo do motor do carro e a água do radiador. Se o reservatório ficar vazio, seu motor pode ficar seriamente comprometido. Na hora de trocar, opte sempre por produtos com as especificações do seu manual, pois se o óleo que você colocar não for adequado para o modelo do seu veículo, é o motor quem pagará o preço.

Freios

Indispensáveis em qualquer revisão e fundamentais para a sua segurança, os freios simplesmente não têm o “direito” de falhar na estrada. Por isso, veja se as pastilhas estão desgastadas e, ocasionalmente, observe o nível do chamado fluído de freio.

Planeje com antecedência

Para dar tudo certo, toda viagem precisa de um planejamento prévio. Escolher dias e horários que tenham menos movimento nas estradas, o posto de combustível com melhores preços, as rotas mais rápidas e tranquilas, bem como se atentar para o que diz a previsão meteorológica são pequenos detalhes que podem fazer grande diferença para que a viagem ocorra sem transtornos e com muito mais comodidade.

E aí, se sentindo mais preparado para pegar a estrada? Ainda ficou em dúvidas sobre a revisão do carro? Escreva para nós através dos comentários!