Blog da Orca

4 cuidados para manter seu carro sempre impecável

Não é novidade pra ninguém que o brasileiro ama seus veículos — e esse fator se reflete até mesmo na grande valorização que os seminovos têm no país.

Mais do que meras formas de transporte, nossos automóveis são verdadeiros xodós. Por isso, é essencial conhecer alguns cuidados para manter seu carro impecável. O lado bom dessa história é que, ao contrário do que muitos pensam, pequenas atitudes preventivas já ajudam a conservar o carro e mantê-lo rodando por muito mais tempo.

Ficou interessado? Então confira as 4 dicas que listamos para ajudar você a para manter seu carro impecável:

1. Lave o carro na volta da praia

Da mesma forma que os brasileiros são apaixonados por carros, nós também amamos nossas praias. Boa parte das pessoas não hesita em partir para o litoral nas férias, feriados ou até mesmo em um simples final de semana. No entanto, esse momento de descanso também demanda um cuidado extra com o seu possante.

É de conhecimento geral que a maresia é uma tremenda inimiga da pintura, por exemplo. Além de tudo, a água salgada é capaz de acelerar o processo de corrosão das partes metálicas, pois o sal acelera a oxidação.

Sendo assim, sempre que voltar para casa, faça uma boa lavagem com água doce. É essencial fazer isso também na parte de baixo do veículo.

2. Invista em uma boa cera

Encerar o carro é outra atitude fundamental para uma boa manutenção preventiva, mas é importante saber que você não deve fazer isso com qualquer produto. Uma cera de má qualidade pode ter o efeito oposto, prejudicando a pintura do seu automóvel e até facilitando o surgimento de arranhões.

Já uma cera de qualidade ajuda a proteger o veículo dos raios ultravioletas do sol, que podem ser bem agressivos para sua lataria, especialmente em um país tropical como o Brasil. Gaste um pouco de tempo e dinheiro para ter um produto profissional, pois uma aplicação será suficiente para proteger o automóvel por até um ano.

3. Abrigue o carro do tempo

Nem todo mundo tem a prerrogativa de ter uma garagem coberta para guardar o carro, mas esse é outro dos cuidados para manter seu carro impecável. Acredite: muita exposição pode prejudicar bastante o veículo. Como dissemos, o sol inclemente de muitos locais do nosso país pode desgastar a lataria e fazer com que a cor perca o brilho.

A chuva, ao contrário do que muita gente pensa, também não é nada benéfica. Quando a água secar na pintura, haverá um risco imenso da formação de manchas e pequenas nódoas, pela remoção do verniz original especialmente se isso acontecer com frequência. O ideal é ter um local coberto ou investir em uma boa capa.

4. Conserte os pequenos amassados

Muita gente cai na tentação de não consertar os pequenos amassados e ir acumulando esses probleminhas para uma eventual manutenção no futuro, mas isso pode ser um erro. O ideal é reparar danos e mossas o mais rápido possível, para evitar que pontos de ferrugem surjam e acabem ocasionando um tremendo prejuízo.

Faça o serviço de funilaria adequado no local amassado, pois isso pode ser mais barato e rápido do que você pensa. Além disso, fique atento às novidades do mercado. Se você tem vizinhos descuidados, por exemplo, já existem à venda alguns protetores de espuma que você pode colocar na lateral do carro cada vez que estacionar.

Esses são alguns cuidados para manter carro impecável! Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário aqui no blog!