Blog da Orca

4 dicas para cuidar do seu carro no inverno

Já reparou que a chegada do inverno traz mais do que só mudanças climáticas? Muitos sofrem com o tempo seco, resfriados e ventos frios, mas não é só o seu corpo que precisa de cuidados especiais no inverno. O seu carro também sente a queda de temperatura e umidade e pode apresentar comportamento estranho caso você não tome certos cuidados. Fique atento ao post de hoje e descubra quais.

Fique de olho na bateria

Em tempos frios, naturalmente, a bateria tende a ter um desgaste maior. Esse tipo de equipamento precisa de uma amperagem alta para funcionar e em baixas temperaturas a capacidade de armazenamento fica comprometida. Por isso, mesmo que você não rode com o carro, ligue o motor, pelo menos, uma vez por dia por cerca de 10 minutos e dê leves aceleradas. Isso ajuda a bateria não arriar e não diminui a vida útil drasticamente.

Abasteça o reservatório de gasolina

Em motores flex, que funcionam tanto com álcool quanto com gasolina, há um reservatório de gasolina que influencia na partida do carro. Com ele vazio ou com pouco combustível, o carro pode demorar a ligar numa manhã muito fria ou em casos que ele ficou alguns dias parado. É importante sempre mantê-lo abastecido e com gasolina aditivada, mais qualificada e ainda ajuda na ignição do motor. Você não usará nem um litro para abastecer esse reservatório.

Não se esqueça do ar condicionado

Dependendo da rigidez do inverno na sua região, muito provavelmente você passará uns bons meses sem querer ligar o ar-condicionado, o que provavelmente fará com que as borrachas de vedação fiquem ressecadas e a tubulação seja danificada. A dica é ligá-lo toda semana por pelo menos 10 minutos, fazendo com que o gás circule pelos tubos lubrificando as borrachas.

Cheque o fluido do radiador

É essencial colocar o líquido correto no radiador – a mistura ideal é composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol. O líquido correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água, o que evita que ela ferva ou congele. Então, nada de colocar só água da torneira no sistema.

Dica bônus: preciso calibrar os pneus de forma diferente?

As leis da física são categóricas: o aumento ou a redução do calor alteram o volume e a pressão dos gases. No entanto, mesmo nos dias mais frios, essa variação na temperatura não influencia na pressão interna dos pneus, pois a quantidade de ar no interior do componente é muito pequena.

Então, nada de calibrar os pneus de forma diferente no inverno. A não ser que o manual do seu carro aconselhe o contrário, continue utilizando a mesma pressão que costuma usar nos outros dias do ano. O ideal é fazer a calibragem dos pneus quando eles estiverem frios, isto é, pouco rodados ou depois de o carro ter parado por algumas horas. E lembre-se: calibrá-los corretamente evita o desgaste e melhora o consumo de combustível do veículo.

Acompanhe a Orca também pelas redes sociais Instagram e Facebook!