Blog da Orca

4 formas de deixar o seguro do carro mais barato

Com a quantidade de veículos que é vendida atualmente, também são muitas as opções de seguro de carro disponíveis. Não podemos ser negligentes de forma alguma com esse item, pois temos um número alto de roubos no Brasil, mas também podemos ter o cuidado de contratar um seguro mais barato, pois já gastamos consideravelmente com outros detalhes do veículo. Veremos aqui algumas dicas de como deixar o seu seguro mais barato:

 

Pesquise muito

Temos um número enorme de seguradoras atuando no mercado, portanto não tenha receio de pesquisar muito. Faça a avaliação com várias empresas diferentes e pergunte tudo o que for necessário para o corretor. Não deixe também de colher informações com amigos que já têm seguro, olhar as notas recebidas pela seguradora na internet. E lembre-se: às vezes, os seguros oferecidos pelas próprias concessionárias podem sair até mais baratos.

Aposte na segurança do veículo

Alguns detalhes relacionados à segurança do carro serão fundamentais na hora de fechar um seguro. Procure guardar seu carro sempre em garagens, tanto em casa quanto no trabalho, mas certifique-se antes com o corretor o que a seguradora considera garagem. Se puder, tenha uma grande quantidade de equipamentos de segurança. Dependendo do modelo e do quanto ele está equipado nesse sentido, pode-se chegar a um desconto de 20%. Se estiver ainda escolhendo o veículo, lembre-se de que o valor do seguro também está relacionado ao índice de furtos de cada um deles.

Negocie a melhor forma de pagamento

Se for realizar o pagamento do seguro à vista, exija um desconto; se for parcelar, divida em, no máximo, quatro vezes, acima desse número normalmente são cobradas taxas. Se tiver um emprego estável, principalmente se for um funcionário público, geralmente é possível conseguir um desconto. Carros zero-quilômetro têm o seguro mais barato do que seminovos. Se tiver um segundo carro e o uso dele for bastante eventual, sem viagens ou ida e volta diárias, o seguro também sairá mais barato.

Seja claro na descrição da rotina

Procure ser um motorista correto, pois passando um ano do contrato sem nenhum sinistro, você ganha um desconto na hora de renovar o seguro. Seja muito preciso na hora de relatar sua rotina (e dos eventuais outros condutores do veículo) ao seu corretor.

Por exemplo: a cada condutor a mais, o seguro aumenta. Então será que você precisa mesmo colocar outros condutores? Essa pessoal realmente dirige o carro? Preste muita atenção à sua rota e informe corretamente à seguradora, para que você não acabe pagando por uma franquia que não é necessário ao seu tipo de carro e rotina.

O seguro de carro é um gasto alto, mas necessário. E que você deve ter durante toda a sua vida como motorista, assim como para todos os veículos que venha a ter. Já que há, no Brasil, um gasto muito alto envolvendo veículos — desde a compra do carro até manutenção e combustível —, com essas dicas você vai conseguir baratear esse item fundamental.

Se você gostou das dicas, não se esqueça de deixar seu comentário! E se você também tem alguma dica, não deixe de compartilhar!