Blog da Orca

5 cuidados necessários para conservar e limpar os vidros do carro

Limpar os vidros do carro é uma tarefa para a qual, infelizmente, muitos motoristas não dão atenção. Manter os vidros em bom estado de conservação é importante para a segurança e também para assegurar um bom preço de mercado do veículo.

Para preservar os vidros, não basta apenas limpá-los quando for lavar o carro. Alguns cuidados extras são necessários — mas todos muito simples de seguir.

Para ajudar você nessa tarefa, montamos este post especial. Continue lendo e descubra 5 cuidados necessários para conservar e limpar os vidros do carro!

1. Trocar regularmente as palhetas do limpador de para-brisa

O primeiro cuidado é não se esquecer de fazer a troca das palhetas. Segundo as normas brasileiras, esse é um item de segurança do carro, por isso, é a primeira questão que merece sua atenção.

Esse componente é fácil de encontrar, além de ter preço acessível. É aconselhável que a troca seja feita anualmente. Se você tem dificuldade de se lembrar da troca, nossa dica é fazer esse serviço na semana do seu aniversário ou, o que é ainda melhor, durante a revisão anual do veículo.

Mas as palhetas podem necessitar de troca antes de um ano de uso. É fácil perceber quando a vida útil desse item chega ao fim. Além de notar que os vidros não ficam perfeitamente limpos, outros indícios da necessidade de troca da palheta são formações de riscos e faixas, de névoas e ruídos ou trepidação.

Para ajudar a preservá-las, mantenha o reservatório de água sempre cheio. Você pode colocar um produto à base de aditivos para diminuir o atrito entre a palheta e o para-brisa.

2. Escolher corretamente o insulfilm a ser instalado

É comum que muitos motoristas, buscando privacidade ou mais conforto interno, optem por aplicar insulfilm nos vidros dos carros. Não há nada de errado nisso. O problema está na escolha do insulfilm.

Não há dificuldade: basta respeitar o limite de transparência. Para o para-brisa, o limite é de 75% de transparência, ou seja, você deve escolher um insulfim 25% escurecido, não mais que isso.

Para os vidros laterais dianteiros, é permitido o insulfilm 20% escurecido, enquanto nos vidros traseiros, a película deve ser de 28%. As películas de insulfilm também possuem vida útil, por isso, confira a periodicidade da troca. Deixar a validade da película vencer pode danificar os vidros do veículo.

3. Limpar os vidros com produtos adequados

Vidros que não estão limpos, ou estão engordurados, tendem a embaçar muito mais — o que é um perigo para quando você estiver dirigindo à noite ou em dias chuvosos. Para fazer uma boa limpeza, lembre-se que é preciso limpar os vidros do carro por fora e por dentro.

Antes de aplicar qualquer produto nos vidros, utilize apenas água para tirar bem a gordura. Só então aplique os produtos adequados para limpeza de vidros. Na parte externa, é aconselhável aplicar um produto impermeabilizante. Na parte interna, especialmente no para-brisa, use um produto desengordurante com antiembaçante.

Aplique produtos no vidro com panos macios. Esponjas sujas podem causar arranhões. Para secar, o ideal é utilizar toalhas de papel.

4. Ligar o ar-condicionado com cuidado

Vivemos em um país tropical, por isso, é normal que o carro estacionado atinja temperaturas internas de mais de 50 ºC. Ao entrar no carro, ligamos logo o ar para aliviar o calor. O problema é que se o ar-condicionado estiver direcionado para os vidros laterais ou para-brisa, isso pode causar um choque térmico e gerar trincos no vidro.

5. Usar spray de silicone

Quem tem carro com vidro automático deve ter mais esse cuidado. Utilizar um spray de silicone na canaleta a cada seis meses previne defeito nos vidros elétricos. Esse tipo de spray custa em torno de R$ 30.

Esse simples ato pode fazer você economizar R$ 2 mil, que é o custo para troca do sistema de vidros elétricos quando ele apresenta defeito. Injetar ar-comprimido na chave elétrica também é aconselhável. Esse é um serviço gratuito que você pode fazer em qualquer posto ou concessionária de sua preferência.

E então, você já conhecia esses 5 cuidados para conservar e limpar os vidros do carro? Conte-nos, abaixo, quais as suas dicas para manter o carro sempre em ordem!