NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
NOVOS
(61) 3773-4694
SEMINOVOS
(61) 3773-4695
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2106-6145
VENDAS ESPECIAIS
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
Novos
(61) 3773-4694
Seminovos
(61) 3773-4695
Agendamento de serviços
(61) 2106-6145
Peças e acessórios
(61) 2106-6001
Vendas Especiais
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
Dicas
10 de agosto, 2017
Na hora de viajar de carro, é preciso checar se o veículo está em condições ideais para longos períodos de condução — e isso inclui a disposição da bagagem.
Quando o veículo está muito cheio, acontecem alterações no tempo de frenagem, na direção, no consumo de combustível e em outros elementos que exigem atenção redobrada do motorista. Portanto, é fundamental aprender como organizar a bagagem no porta-malas.
Para não levar sustos durante o trajeto e manter a segurança de todos os passageiros, confira neste artigo algumas dicas de como dispor malas, mochilas e demais itens na hora de viajar.
1. Preste atenção ao peso
A dica principal é manter o veículo dentro do seu limite de capacidade de peso. Com várias pessoas dentro do carro e o peso das bagagens, o comportamento do automóvel pode ser alterado. Por isso, você deve checar no manual do proprietário qual é a capacidade de carga dos pneus.
Com a carga ampliada, são reduzidos os potenciais de aceleração, frenagem e a precisão de contorno de curvas do veículo, o que exige mais atenção do motorista.
É bom ficar atento também ao superaquecimento dos freios. Caso note que o pedal ficou mole ou com o curso mais fundo, pare o veículo no acostamento e, se possível, troque o fluido de freio. A calibragem dos pneus também muda de acordo com o peso suportado.
Faça ainda a distribuição do peso de forma equilibrada. No porta-malas, coloque os volumes mais pesados no centro. Malas grandes e rígidas devem ficar embaixo, enquanto mochilas e demais bagagens menores e mais leves devem ficar por cima.
Procure utilizar malas de diversos formatos para ficar mais fácil organizar a bagagem no porta-malas e evite volumes muito grandes.
2. Não deixe itens soltos
O ideal é que não fique nenhum item solto no interior do veículo, inclusive no painel ou no chão. Em um acidente, esses volumes podem ser projetados e causar ferimentos graves nos passageiros.
No porta-malas, coloque objetos como guarda-sol e carrinho de bebê de forma que fiquem bem fixados e não corram risco de serem lançados.
Alguns veículos trazem triângulo, chave de rodas e estepe já de fábrica e fixados em lugares específicos. Mantenha esses objetos nos lugares indicados e nunca os deixe soltos no porta-malas, pois com o movimento eles podem danificar o sistema de freios e rodas.
3. Mantenha o tampão do porta-malas
Quando o bagageiro está muito cheio, é normal que alguns motoristas retirem o tampão do porta-malas para acomodar melhor as malas. Ainda que a bagagem não atrapalhe a visão, essa atitude é reprovável.
O tampão é um item de segurança e impede que objetos no bagageiro voem pelo interior do carro, acertando os passageiros. Portanto, nunca retire o tampão, por mais apertado que esteja o porta-malas.
Da mesma forma, evite colocar objetos sobre o tampão, pois ficam soltos e podem ser projetados em um acidente.
4. Instale um bagageiro de teto
Caso o volume de bagagens seja muito grande para ficar apenas no porta-malas, é recomendado instalar um bagageiro de teto, rack ou porta-bicicletas.
Faça a instalação sempre em uma mecânica especializada e tenha atenção redobrada ao dirigir, pois esses itens alteram o centro de gravidade do veículo e fazem-no balançar mais, além de diminuir a aerodinâmica.
Verifique também se a instalação não vai comprometer a garantia de fábrica do veículo.
5. Revise as bagagens
Para terminar, antes de seguir viagem é sempre bom verificar se tudo o que está sendo levado é realmente necessário. Caso seja possível, descarte alguns itens que não se encaixem no porta-malas.
Busque ainda dividir volumes muito grandes em malas menores, para melhor disposição no bagageiro, e não leve nada para ficar nos bancos ou nos pés dos passageiros.
Essas atitudes simples podem ajudar na hora de escolher o que levar para a viagem e aumentam muito a segurança de todos os passageiros. E você, conhece outras dicas para ajudar a organizar a bagagem no porta-malas? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!
Voltar
teste