Blog da Orca

5 itens essenciais na manutenção de carros usados e seminovos

Comprar um carro é um momento de alegria para a maioria das pessoas. Muitos brasileiros gostariam de abrir mão do sistema de transporte público — quase sempre precário — e se locomover em seu próprio carro, com muito mais conforto e tranquilidade. Como a situação financeira não é das melhores, adquirir um veículo usado se tornou uma ótima maneira de realizar essa mudança de qualidade de vida sem pagar caro. Mas, como lidar com a manutenção de carros usados?

Confira, a seguir, alguns itens essenciais que vão ajudá-lo a aumentar a vida útil do seu veículo usado ou seminovo. Acompanhe!

1. O óleo do motor

Uma das principais preocupações do comprador após adquirir um carro usado ou seminovo deve ser o óleo do motor. A cada troca de óleo, uma etiqueta é colocada no painel do veículo mostrando com qual quilometragem a próxima troca de óleo deve ser realizada. Por isso, assim que adquirir um veículo usado ou seminovo, preste muita atenção no prazo da próxima troca de óleo do seu novo veículo. O óleo garante a saúde e o bom funcionamento do motor do carro.

2. A correia dentada

A correia dentada é um acessório fundamental para o bom funcionamento de todo e qualquer veículo. Geralmente é trocada a cada 50 mil km rodados, porém há casos em que correias podem durar mais ou menos. Desta forma, não negligencie a manutenção da correia dentada, em caso de quebra da mesma, o prejuízo pode ser grande.Assim que adquirir um veículo usado ou seminovo procure o mecânico de sua confiança para revisar esse item tão importante.

3. Os pneus

O estado dos pneus é algo muito importante e que deve ser levado em consideração no momento de compra do seu veículo usado ou seminovo. No momento da compra você verificar que os pneus estão no fim de sua vida útil, é possível até mesmo barganhar um desconto no valor do carro.

E nunca é demais lembrar: pneus velhos e em mal estado de conservação colocam condutor e passageiros em risco.

4. A suspensão gera economia na manutenção de carros

Além do bom funcionamento, uma suspensão em bom estado influi na segurança do veículo e dos passageiros. É ela quem comanda a altura do carro e mantém os pneus no chão de maneira correta e adequada enquanto o veículo roda. Além disso, uma suspensão mal ajustada influi na durabilidade de várias outras peças, já que a instabilidade do veículo afeta toda a sua estrutura.Sua manutenção é fundamental para quem acabou de adquirir um carro usado ou seminovo e quer vida útil e segurança.

5. Alinhamento e balanceamento

Para o veículo rodar melhor e com segurança, é muito importante que ele esteja alinhado e suas rodas balanceadas. Infelizmente muitos proprietários só se lembram disso quando os pneus já estão desgastados e na hora de trocar. Por isso, assim que adquirir seu veículo usado ou seminovo leve-o para conferência do alinhamento e balanceamento. Isso vai trazer segurança e economia dos pneus!

Tão importante quanto a compra de um carro é sua manutenção. Esteja em dia com ela e rode com segurança, economia e, principalmente, tranquilidade.

Já que você é apaixonado por carros e já sabe tudo sobre a manutenção de carros usados e seminovos, que tal seguir a Orca Chevrolet nas redes sociais e ficar por dentro de notícias, posts e informações sobre o universo automotivo? Conte com mais dicas nossas e saiba tudo que precisa para cuidar do seu veículo!