Blog da Orca

6 dicas para viajar com crianças

Viajar com a família inteira pode ser muito divertido, afinal, conhecer destinos maravilhosos, descansar e viver dias de lazer e descontração é sempre uma ótima ideia. Por outro lado, levar as crianças nas viagens, especialmente quando elas são muito novas, se configura como um verdadeiro desafio.

Para evitar dores de cabeça, prevenir surpresas desagradáveis e não estragar o passeio, é indispensável fazer um ótimo planejamento, voltado para o bem-estar e segurança das crianças e também dos adultos. Quer descobrir quais são os detalhes que não podem faltar na sua viagem? Vem com a gente e confira 6 dicas para viajar com crianças!

Planeje a viagem

O primeiro passo para fazer uma viagem tranquila com crianças é o planejamento. Escolha a data e defina um local atrativo para os pequenos, observando as opções de lazer, a infraestrutura do local de hospedagem, existência de monitores e buffet infantil, segurança das piscinas e por aí vai. O destino deve ser confortável, divertido e seguro para os adultos e para as crianças.

Com a data definida, agende uma visita ao pediatra para verificar se tudo anda bem com seu filho. Informe sobre a viagem e pergunte se há algum remédio específico para levar. Por fim, pense no horário da viagem. Quando a viagem inclui um bebê, geralmente é melhor viajar na hora em que ele costuma dormir, pois o sono tende a durar boa parte do percurso. Viajar com ele acordado e agitado pode ser muito desgastante para os pais!

Revise o carro

Se você vai viajar de carro, seja um trajeto longo ou curto, é indispensável checar se a revisão do carro está em dia. Se não estiver, leve-o para oficina a fim de verificar os itens de segurança, o motor, o alinhamento dos pneus, etc. Lembre-se que os imprevistos acontecem, porém, quando os pais estão devidamente preparados, os impactos desses imprevistos podem ser minimizados e os eventuais problemas não prejudicam o passeio.

Prepare uma bagagem funcional

Evite excessos ao montar a mala do seu filho. Leve roupas adequadas para a estação e clima da cidade de destino. Se você estiver viajando para um lugar quente, em pleno verão, aposte em roupinhas claras, leves e frescas. Por precaução, coloque na mala, também, um ou dois casaquinhos para emergências. Além das peças de vestuário, não esqueça a certidão de nascimento, carteirinha do plano de saúde, protetor solar, telefone do pediatra, kit de primeiros socorros e os brinquedos preferidos da criança. Itens como banheira inflável, berço móvel e carrinho de passeio podem ser levados se você desejar.

Invista em cadeirinha de segurança

A cadeirinha de segurança não é um item opcional. Seu uso é obrigatório! O bebê conforto e a cadeirinha protegem as crianças em caso de acidentes, diminuindo significativamente os riscos de morte. Esse item de segurança precisa ser escolhido de acordo com a idade e peso do seu filho, sendo que até 12 meses, o bebê conforto é indicado, de 1 a 4 anos, a cadeira com tamanho adequado e de 4 a 7 anos, a opção recomendada é o assento elevatório.

Cuide da hidratação e alimentação do pequeno

Para evitar enjoos e mal estar, alimente a criança em pequenas porções, várias vezes ao longo da viagem. Leve sucos naturais, papinhas, frutas e água em bolsas térmicas para oferecer ao seu filho em intervalos curtos. Se o seu bebê estiver na fase de amamentação exclusiva, procure não alterar o horário das mamadas.

Faça paradas estratégicas

Programe paradas estratégicas no caminho, mesmo se a viagem for para um destino próximo. Crianças também ficam entediadas, cansadas e percebem o tempo passando mais devagar que os adultos. Por isso, os pais devem parar para que os pequenos descansem e se alimentem. Prefira os pontos de apoio com lanchonete, trocador e banheiro. Por vezes, um banho ou um ar fresco são suficientes para recarregar as energias da criança.

E aí, gostou das nossas dicas de como viajar com crianças? Vai colocar essas estratégias em prática na próxima viagem? Comente!