Blog da Orca

7 dicas para limpar o interior do seu carro de maneira eficaz

Quem tem carro sabe o quanto é importante não descuidar de alguns cuidados básicos para mantê-lo sempre com boa aparência e funcionando perfeitamente. A falta de limpeza, por exemplo, pode trazer consequências sérias para a estética e a conservação do automóvel.

Nesse contexto, a higienização interna é tão importante quanto a externa: ela evita mau cheiro, previne o surgimento de doenças respiratórias decorrentes da proliferação de agentes nocivos e pode até influenciar no futuro valor de venda do automóvel.

Quer aprender a limpar o interior do seu carro de forma prática e eficiente? Confira agora nossas dicas!

Teto

Sim, o teto do carro também precisa de limpeza! O acúmulo de poeira pode ser removido com um pano seco ou escova macia, seguidos por pano úmido. Também pode ser utilizada uma pequena quantidade de detergente neutro ou desinfetante, mas é importante finalizar com um pano seco para retirar o excesso de umidade e evitar o mau cheiro.

Cinto de segurança

O cinto de segurança deve ser puxado totalmente para a limpeza, que deve ser feita apenas com uma solução de água morna e sabão neutro — produtos químicos podem danificar a resistência do tecido e comprometer sua eficiência. O cinto deve ser mantido totalmente esticado até secar.

Painel

A limpeza do painel do carro exige um cuidado especial: por conter diversos dispositivos ligados a fios elétricos, deve-se evitar o excesso de água, que pode comprometer seu funcionamento. Um pano úmido pode ser utilizado para retirar a poeira, e as manchas podem ser removidas com sabão neutro ou detergente.

Estofados

De tecido

Estofados de tecido pedem o uso do aspirador em média uma vez por semana, para eliminar a poeira e resíduos que se depositam nos bancos. A água deve ser usada com bastante moderação, já que os tecidos a absorvem rapidamente e a secagem pode demorar muito. Um pano úmido e um pouco de sabão neutro eliminam a sujeira mais resistente.

De couro

Bancos de couro devem ser higienizados apenas com um pano seco, semanalmente. O uso de produtos químicos pode causar manchas e danificar o couro, por isso, em caso de sujeiras mais resistentes, pode ser utilizado um pano levemente umedecido com detergente neutro, secando-se bem depois. É importante lembrar que bancos de couro demandam hidratação periódica (em média uma vez por ano) com produto específico.

Tapetes

De borracha

Tapetes de borracha devem ser retirados do carro e limpos usando água, detergente ou sabão neutro e uma escova — se necessário, utilize mangueira ou máquina de pressão, e lembre-se de só recolocá-los quando estiverem bem secos.

De carpete

Tapetes de carpete exigem o uso do aspirador de pó e de um pano úmido. O carpete costuma demorar mais tempo para secar totalmente, por isso, sempre que possível, deixe os tapetes expostos ao sol após a limpeza.

Vidros

Os vidros podem guardar resíduos de gordura e suor na parte interna e sujeiras mais resistentes na parte externa. A limpeza deve ser feita utilizando produtos próprios, como limpador para vidros e um pano úmido, pelo menos uma vez por semana.

Receita imbatível para limpar o interior do carro

Coloque os seguintes ingredientes em um recipiente, nessa ordem:

  • 1 litro de água;
  • 1/4 copo de álcool;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 copo de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de amaciante.

Misture bem e aplique com auxílio de um pano ou esponja. Essa mistura pode ser usada (com moderação) nas superfícies, estofados, teto e carpetes, para limpar sujeiras profundas e deixar um perfume suave e agradável no veículo.

Criar o hábito de limpar o interior do carro regularmente é a melhor maneira de garantir um veículo sempre higienizado e cheiroso, eliminando a sujeira do dia a dia — desde embalagens e folhetos de propaganda até resíduos de alimentos e de maquiagem. Afinal, um carro limpo e com perfume suave melhora até o seu humor durante o trajeto, não é mesmo?

Para receber todas as nossas dicas sobre como cuidar bem do seu automóvel, não se esqueça de nos seguir nas nossa página no Facebook e continuar acompanhando nosso blog!