Blog da Orca

7 tecnologias que deixam os carros mais eficientes

A tecnologia sempre foi muito bem-vinda para facilitar a vida humana. E quando o assunto é carros, ela é ainda mais importante, pois garante eficiência, desenvolvimento e beleza. De novos equipamentos relacionados à frenagem, à suspensão, à dirigibilidade, à propulsão da máquina, entre outros aspectos, é até custoso destacar apenas algumas poucas tecnologias que fizeram toda a diferença e deixaram os veículos de hoje com mais performance. Mesmo assim, nos aventuramos em separar sete desses fatores para você ficar por dentro! Confira o nosso artigo!

Computador de bordo

Trata-se de um sistema integrado de medições, dados e estimativas, que oferece ao condutor informações importantes sobre sua dirigibilidade e condições do veículo. O sistema abrange a quilometragem por hora e por litro de combustível, nível do tanque, indicadores de lâmpadas queimadas, capacidade de óleo e água, entre outros dados mais simples. Dependendo do modelo, também oferece dados mais complexos, como as condições da suspensão e dos freios, se existem portas ou porta-malas abertos, calibragem dos pneus, GPS e outros instrumentos de navegação, e muito mais.

Direção elétrica

Essa tecnologia permitiu ao motorista ter uma melhor dirigibilidade e potencializou as sensações sobre os pneus e os movimentos que o carro faz. Isso trouxe ao condutor, a possibilidade de um controle mais macio e até mesmo uma redução no consumo de combustível.

Injeção eletrônica

O sistema de alimentação de combustível obteve maior performance com o estabelecimento de um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor. Com isso existe economia no consumo de combustível, redução na emissão de gases poluentes e melhor atuação do motor.

Turbocompressores

Esses componentes são instalados em locais estratégicos dos carros para reaproveitar a energia que seria desperdiçada pelo sistema de escapamento, ampliando as rotações das engrenagens do motor. Com os turbocompressores há aumento do torque e da potência da máquina.

Compressor elétrico de ar-condicionado

A nova tecnologia, por enquanto disponível apenas em veículos elétricos e híbridos, possibilita que o sistema de refrigeração da cabine não roube energia em excesso do motor, como ocorre nos compressores mecânicos. Isso significa dizer que, quando existe o compressor elétrico de ar-condicionado, os veículos não perderão em potência.

Freios ABS

Este sistema de frenagem evita que a roda seja bloqueada quando o motorista aciona o pedal de freio, diminuindo o risco de derrapagem. Este tipo de trava aproveita mais o atrito estático no momento da frenagem, diminuindo consideravelmente o número de acidentes.

Pneus verdes

Com maior dose de sílica em sua composição, além de outros aspectos tecnológicos, os pneus verdes geram maior economia de combustível para os veículos, já que são projetados para rodar com maiores pressões, sem afetar a banda de rolagem. Além disso, mais leves, eles geram menos ruídos e duram muito mais.

É possível imaginar que, cada vez mais, teremos carros que gastam menos combustível, consomem menos suas peças e, ao mesmo tempo, oferecem melhor desempenho. Tudo isso, porque os componentes e sistemas dos veículos estão sempre evoluindo para um novo patamar tecnológico. E então, seu veículo atual já tira proveito de todas essas tecnologias? Como as novidades tecnológicas que vêm de fábrica beneficiam sua rotina? Conte pra nós através dos comentários!