Blog da Orca

8 dicas para escolher seu primeiro carro

Comprar o primeiro carro é um momento único e especial para muita gente. É uma sensação de liberdade e de conquista ao mesmo tempo, afinal, depois da casa própria, esse é o maior bem que geralmente compramos. Mas qual o modelo escolher? Por onde começar? Para que o sonho não se torne um pesadelo, separamos 7 dicas práticas que podem te ajudar a acertar em cheio. Confira!

Pense na utilização do veículo

Um veículo precisa, acima de tudo, ser útil. Não adianta ser belo ou potente se as características do dele não te atenderem. Comece, portanto, listando o tipo de uso do veículo de acordo com seu estilo de vida.

Seu carro é para andar predominantemente na cidade? É melhor comprar um veículo mais compacto e, consequentemente, fácil de estacionar e econômico. Pretende adquirir um veículo para viajar com a família? Melhor pensar em um veículo de maior porte para comportar toda a bagagem da família. Precisa de carregar muita carga? Uma pick-up pode ser a melhor opção.

Não ultrapasse o seu limite financeiro

Você quer pagar à vista, ou pretende dar uma entrada e financiar o restante? Se for o primeiro caso, peça algum desconto. Agora se for o segundo, é melhor pesquisar mais e ficar atento às contas. Algumas vezes, um modelo que à vista seria mais barato pode custar mais caro no final devido a taxas de juros maiores. Faça as contas e veja quanto de juros efetivamente você está pagando, e se não vale a pena juntar um pouco mais de dinheiro para uma entrada maior, ou para comprar à vista.

Faça as contas!

Ter um carro vai além do custo de aquisição do veículo. Fique atento aos gastos de combustível, manutenção, impostos como IPVA, DPVAT e Licenciamento, seguro, eventuais multas e pequenas batidas, gastos com estacionamento e limpeza, entre outros.

Compre um carro que encaixe no seu orçamento acima de tudo. Coloque tudo no papel, mesmo que por estimativa, e veja quanto aquilo tudo vai pesar no seu orçamento mensal. Não deixe que o gasto com o carro ultrapasse 30% do seu salário.

Pesquise bastante

Um carro é um bem caro e que exige um cuidado maior na hora da compra. Pesquise bastante os modelos de seu interesse, afinal cada um possui suas qualidades e defeitos. Na internet é possível encontrar avaliações, comparativos com outros modelos, ver opinião de donos, consultar os itens de série, opcionais entre diversas outras informações. Quanto mais informado você estiver, maiores as chances de acertar!

Simule a compra

Você sabia que para alguns carros você pode acessar o site da montadora e simular a compra? Você pode escolher o modelo, a versão, as cores, os opcionais e acessórios para ter uma ideia de quanto o carro, do jeito que você deseja, custará. Clique aqui e fique à vontade!

Faça um test drive

É muito importante que você faça um teste nos carros antes de comprar. Somente com o test drive você sentirá o conforto do carro, o desempenho e saberá qual dos veículos desejados te oferece maior prazer de dirigir. É nessa hora que você pode perceber que aquele carro é perfeito para você ou mesmo decepcionante.

Cote o seguro

Alguns veículos têm valores de seguro que chegam a custar duas ou três vezes o valor de um carro equivalente em equipamentos e preços devido aos custos de reparos em caso de sinistro, ou por risco de furto, entre outros fatores. Para não tomar um susto, é melhor fazer uma simulação com um corretor antecipadamente.

Alugue o carro antes

Se tudo te leva a crer que um modelo é ideal, que tal um test drive mais completo? Uma opção que você tem é alugar aquele modelo por um ou dois dias. Geralmente, as locadoras possuem estoques variados de diversos modelos diferentes. Consulte uma ou mais locadoras para saber preço e disponibilidade.

Com o carro alugado, você pode fazer seu itinerário diário e até uma viagem rápida de final de semana para decidir por aquele modelo definitivamente — ou não. E você, já decidiu pelo seu Chevrolet? Qual é o seu modelo favorito?