Blog da Orca

8 itens Chevrolet para deixar seu carro mais seguro

Nada como ter tranquilidade para usar seu Chevrolet sem medo, certo? E para isso precisamos de um veículo que seja seguro para prevenir acidentes ou minimizar os seus efeitos, e que também possa evitar nos tornar reféns de bandidos. Com isso em mente, nesse artigo apresentaremos 8 itens para deixar carro mais seguro. Continue acompanhando e confira:

Múltiplos airbags

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) obriga que todo carro zero-quilômetro fabricado e comercializado a partir do dia primeiro de janeiro de 2014 possua freios ABS e airbags frontais, ou seja, tanto para motorista como para passageiro. O que não é obrigatório, mas não deixa de ser importante são os airbags laterais. Em caso de uma colisão lateral, de pouco adiantará somente as bolsas de ar dianteiras. É comum que veículos mais sofisticados possuam como opcional mais 2, 4 ou até 6 airbags. O Chevrolet Cruze, por exemplo, possui 6 airbags de série em todas as versões. Não economize na segurança, pois em caso de acidente, esses acessórios poderão salvar você e sua família! Para saber como funcionam os airbags clique aqui.

Freios ABS

A função do ABS é evitar que as rodas travem em uma situação de emergência, mantendo o controle sob a direção do veículo e diminuindo o espaço de parada. Com esse sistema, é possível desviar do obstáculo e evitar um acidente mesmo freando forte. Se você for comprar um carro zero-quilômetro, não há muita preocupação, pois ele é obrigatório, porém, se você pretende comprar um carro usado, fique atento para não esquecer desse importante item de segurança.

Controle de estabilidade e tração

O controle de estabilidade ou ESP (sigla para Electronic Stability Program), ainda é item em expansão no Brasil e bastante raro em modelos mais baratos, apesar de já ser obrigatório na União Europeia. Sua função, juntamente com o controle de tração, é passiva, ou seja, eles funcionam em conjunto para evitar um acidente, como o próprio freio ABS. O controle de tração impede que as rodas destracionem em uma aceleração, atuando no motor e freios, principalmente em pisos escorregadios, evitando, assim, a perda de controle do veículo ou o esterçamento indesejado típico do destracionamento. O ESP atua nos freios e motor em caso de erro do motorista, ou perda de controle, como em aquaplanagem, por exemplo, ajudando a controlar a situação de emergência eletronicamente e mantendo o carro na trajetória correta, evitando acidentes.

Câmera e sensores de ré

Na hora de dar marcha ré, a visibilidade fica muito comprometida. Dependendo do veículo, é quase impossível enxergar atrás. A câmera e os sensores de ré são acionados ao engatar está marcha e já são encontrados no mercado com preços bem competitivos para te ajudar. Com esses dois itens você terá mais segurança, evitando acidentes, caso uma criança esteja atrás do veículo por exemplo. Esses acessórios te ajudarão também no dia a dia, evitando encostar o para-choque em outros veículos ou em pilares de estacionamentos.

Alarme

Falando um pouco de segurança contra furtos, um item muito simples e bastante conhecido que não deve ser ignorado é o alarme. Ele ainda é muito eficiente contra ações de arrombamento do carro, por exemplo. Com sinais sonoros muito fortes e em alguns casos com luzes piscando, os alarmes chamam a atenção inibindo ou atrapalhando a ação de bandidos.

Rastreadores

A função do rastreador é te ajudar a localizar seu veículo em caso de furto. Alguns mais modernos permitem verificar em tempo real a localização do carro por meio de um smartphone ou pelo computador. Com esse acessório, você poderá evitar grandes prejuízos em caso de roubo.

Bloqueadores

Apesar de serem confundidos com os rastreadores, a função dos bloqueadores é basicamente cortar o funcionamento do motor do veículo em caso de solicitação do dono, ou após o carro percorrer alguns quilômetros sem que o motorista acione um botão escondido dentro do carro para que o sistema não atue. Muitas vezes os bloqueadores são vendidos junto com os rastreadores.

Películas

Acessórios simples, mas que podem contribuir muito com a sua segurança são as películas, ou insulfilms, como ficaram conhecidas. A película é aplicada ao vidro do carro e pode possuir uma blindagem leve capaz de suportar uma pedrada em uma tentativa de furto, por exemplo, dependendo do modelo que você escolher. A película de tonalidade mais escura também dificulta a visibilidade para o ladrão que não conseguirá reconhecer quantas pessoas estão no carro, ou como essas pessoas são. Na dúvida, ele prefere assaltar um veículo em que ele possa reconhecer sua possível vítima.

Confira esses e outros acessórios no site da Orca Chevrolet e lembre-se: prefira sempre produto originais para seu veículo! Você se lembrou de algum outro item interessante que possa ajudar na segurança do seu Chevrolet? Compartilhe com a gente deixando o seu comentário!