Blog da Orca

Afinal, o que é um carro híbrido?

Há alguns anos, o avanço da indústria automotiva nos apresentou uma configuração de veículo que era vista como uma solução do futuro, que agora virou presente: o carro híbrido. Aliado do meio-ambiente, a preocupação com o futuro do planeta é o ponto principal de seu desenvolvimento.

Um carro híbrido é o meio do caminho entre o carro convencional, com motor de combustão interna, e o carro totalmente elétrico. Por ainda estar se popularizando, muita gente tem dúvidas sobre seu funcionamento, se ele é mesmo eficiente, econômico e principalmente se é capaz de substituir os carros convencionais.

E você, quer saber mais sobre o carro híbrido? Então continue a leitura deste post e descubra exatamente o que é e como ele funciona!

Como funciona um carro híbrido?

Um carro híbrido, de maneira geral, é aquele que usa duas fontes de energia diferentes para maximizar a eficiência de seu regime de trabalho. Na maioria das vezes, isso significa combinar energia elétrica, armazenada em baterias, com a energia de um motor tradicional, por meio da queima interna de combustível — como gasolina, etanol, diesel ou até gás veicular.

Na prática, é bem mais complicado do que isso, porque em diferentes sistemas híbridos a energia elétrica pode ser gerada a bordo — por exemplo, pelo motor de combustão interna e/ou pela frenagem regenerativa — enquanto em outros casos é possível colocar as baterias para recarregar em casa durante algumas horas.

Existem também diferenças na maneira como a energia armazenada é usada:

  • alguns híbridos podem ser conduzidos exclusivamente por um ou mais motores elétricos com o motor de combustão interna sem oferecer nenhuma transmissão de força diretamente para as rodas, servindo para recarregar as baterias — caso do Chevrolet Volt;
  • em outros carros, os motores elétricos podem operar em conjunto com um motor de combustão interna, em configurações que podem alternar a proporção de força entregue por cada um dos dois.

Quais são as principais diferenças para um carro convencional?

A principal diferença entre os dois carros é o número de fontes de força disponíveis para gerar tração nas rodas. Enquanto um carro convencional utiliza apenas uma fonte — um motor de combustão interna —, um híbrido se aproveita de duas, contando com um motor de IC e um (ou mais) motor elétrico alimentado por um banco de baterias.

O carro híbrido pode ser classificado como o meio-termo entre o carro convencional e um carro elétrico, conseguindo otimizar os benefícios de ambos, trazendo para uma realidade mais prática os sonhos de um carro elétrico ideal.

Tendo apenas o motor a combustão como fonte, todos os equipamentos de um veículo convencional dependem da queima de combustível para funcionarem, já que a sua bateria não é projetada para suportar sozinha a demanda. Se isso aumenta consideravelmente o consumo de combustível e a consequente emissão de agentes poluidores, o carro híbrido aparece como uma solução mais do que recomendável.

Quais são os principais benefícios de um carro híbrido?

Entre as vantagens de um carro híbrido podemos citar:

  • o motor pode ser menor para o mesmo desempenho de um carro normal;
  • há recuperação de energia por meio da frenagem regenerativa, especialmente dirigindo no trânsito da cidade e trafegando por relevos montanhosos;
  • a possibilidade de uso de duas fontes diferentes de energia, garantindo mais confiabilidade ao funcionamento do veículo;
  • desligamento imediato do motor à combustão quando termina a recarga das baterias, passando a contar com a força total dos motores elétricos;
  • o funcionamento com menos vibração, menos ruído e muito menos emissão de poluentes.

E quanto à autonomia?

Com a evolução dos mais diversos sistemas, o uso da energia elétrica em motores veiculares se aproximou do convencional, oferecendo tudo que esse sempre teve e algo mais. Porém, se a autonomia de um carro totalmente elétrico sempre foi sua maior fraqueza, o desenvolvimento do carro híbrido veio para solucionar o problema.

Hoje, como podemos dizer que em muitos casos, sua autonomia supera a de carros com motores à combustão, e o carro híbrido apresenta um pacote de vantagens completo!

Gostou de saber o que é um carro híbrido? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!