Blog da Orca

Ainda em dúvida? Saiba como comparar fichas técnicas de carros

Se você pretende trocar de automóvel ou comprar mais um, tenha em mente que saber como comparar carros é essencial para que a nova aquisição seja adequada. Com isso, você evita futuras dores de cabeça e garante uma escolha feliz. Os veículos têm características muito específicas e isso é fundamental na sua avaliação.

Usado ou novo, hatch ou sedã, SUV ou conversível, com câmbio automático ou manual, modelo econômico ou esportivo? As perguntas são diversas, assim como os preços que existem no mercado. O ideal é saber quais os itens mais importantes para você ao analisar as fichas técnicas de cada veículo.

Agora, vamos aprender quais os pontos fundamentais na comparação entre carros e como você pode usar isso para achar o veículo ideal!

Analise a sua necessidade

A pergunta fundamental é: para que você precisa de um veículo? Tem pessoas que procuram um carro econômico para rodar na cidade. Outras precisam de um automóvel espaçoso para levar os filhos para a escola e para as atividades extraclasse. Também existem aquelas que querem um veículo confortável e potente para viagens.

Veja em qual dessas opções você se insere. A partir disso, já podemos considerar o tamanho do veículo e a motorização.

Cada carro pode trazer consigo uma lista enorme de itens de segurança e conforto. Airbags, computador de bordo, dispositivo GPS, bluetooth e caixa de câmbio automática são algumas alternativas para deixar o seu veículo perfeito para a sua necessidade.

Pesquise na internet e nas lojas

Antes de partir para uma concessionária, o melhor é usar os aplicativos de comparação da internet. Um deles é o da Tabela FIPE, que traz uma lista de preços atualizada do que é praticado no mercado. Os valores encontrados lá servem de base para as compras e vendas feitas on-line ou diretamente em lojas. A busca pode ser feita por modelo, marca, versão ou ano.

iCarros e o Webmotors são ótimos para quem ainda está na dúvida. Eles comparam o desempenho e a performance de diversos automóveis. São aplicativos usados para compra e venda sem intermediários, o que facilita a negociação, mas também pode ser um risco, já que o comprador não tem garantias.

Depois de buscar as informações on-line, o melhor e mais seguro é ir a uma concessionária conhecer o modelo escolhido de perto. As garantias oferecidas em loja e o contato direto com o veículo e o vendedor são os principais benefícios de comprar um carro em concessionária.

Compare modelos de uma mesma categoria

Evite a comparação entre carros de categorias diferentes. Isso faz com que a sua busca seja mais direcionada, eliminando modelos que não cairiam bem para os seus objetivos.

Duas boas opções da Chevrolet e que foram campeãs de vendas no primeiro semestre de 2018, segundo a Fenabrave, são o hatch pequeno Onix e o sedã pequeno Prisma. O Onix é o líder de vendas no Brasil há três anos. É um carro econômico que oferece dez possibilidades de acabamento e motorização.

O motor 1.0 flex pode fazer até 15,3 km/l na estrada e o 1.4 flex, até 14,9 km/l. As versões 1.0 vêm todas com câmbio manual de seis marchas. Na versão 1.4, existe a opção de câmbio automático de seis velocidades. A mais completa vem com sistema de controle automático de pressão dos pneus, freios ABS, conjunto de airbags, computador de bordo, ar-condicionado, câmera de ré, sensor de chuva, entre outros.

O sedã Prisma vem em seis possibilidades de acabamento. A motorização é a mesma do Onix, com o 1.0 entregando 80 cv de potência e o 1.4, 106 cv. A diferença principal das duas categorias está no tamanho do carro e no porta-malas — o Prisma tem 500 litros de capacidade e o Onix, 260 litros.

Como percebemos, é muito importante saber como comparar carros para descobrir qual modelo se encaixa melhor com o seu perfil. Pesquise bastante as fichas técnicas de cada veículo antes de correr para uma concessionária. Assim, o investimento do seu dinheiro será em algo que realmente fará você satisfeito com a compra.

Se você gostou de nossas dicas, aproveite e confira este outro artigo que está em nosso blog, que fala sobre a nova Chevrolet Spin.