Blog da Orca

Andar com tanque na reserva: pode ou não pode?

Adotar esse hábito pode trazer danos a diferentes componentes do veículo, além de ser passível de multa. Leia este post e saiba mais!

O que pode acontecer com a bomba de combustível? 

Sem dúvidas, esta é uma das partes mais afetadas quando o condutor tem o costume de andar com o tanque na reserva.  

Uma vez que a bomba de combustível se refrigera com o combustível, a falta dele ocasiona superaquecimento. Isso pode reduzir a vida útil do componente ou até mesmo queimá-lo. O preço de uma bomba nova e os custos com manutenção não compensam essa falta de cuidado. 

Acúmulo de impurezas no tanque de combustível 

Quando o carro roda constantemente com o tanque na reserva, acontece a decantação, ou seja, os resíduos se acumulam no fundo da peça e logo irão se misturar com a gasolina. Em pouca quantidade, o combustível será sugado junto com as impurezas para o motor, o que irá prejudicá-lo e causar falhas no seu funcionamento. 

Ademais, uma quantidade dessa sujeira se acumula na boca da bomba fazendo com que o motor necessite se empenhar mais para puxar o combustível. Com o tempo, ele entrará em pane. 

Filtros de combustível 

É comum muitos condutores acreditarem que, apesar da existência desses resíduos mencionados acima, os filtros de combustível cumprem o seu papel e não permitem que danos relacionados à sujeira aconteçam. No entanto, com a prática de andar com o tanque na reserva, acontece uma verdadeira sobrecarga impedindo-os de filtrar as impurezas.  

Multa

O risco de o carro parar de vez por falta de combustível é iminente. Se ele estiver congestionando o trânsito, há chances de aplicação de multa ao motorista rendendo 4 pontos na CNH, uma vez que a pane seca é considerada uma infração de trânsito. 

Os gastos aumentam caso seja necessário recorrer a alternativas para retirar o veículo da pista. 

Considerações 

Trafegar com o tanque na reserva uma vez ou outra não irá causar grandes problemas, desde que se tenha o cuidado de procurar o posto de combustível antes que a pane seca se torne uma realidade. Os prejuízos se estabelecem a partir do momento em que o proprietário decide andar somente nessas condições parando para abastecer com R$15 ou R$20 mesmo quando o carro já se encontra com níveis baixíssimos de combustível.  

Já está sentindo os danos causados pela prática de andar com o tanque na reserva? Leve o seu Chevrolet aos serviços da Orca

Acompanhe nossos perfis:  Facebook |  Instagram.