Blog da Orca

Aprenda aqui a ler as especificações técnicas marcadas nos pneus

Já reparou na quantidade de números e letras impressos na superfície dos pneus de seu próprio veículo? Sabia que cada um deles indica uma informação muito válida? Na hora de comprar pneus novos, as dúvidas para escolher o mais ideal para o seu carro podem ter as respostas bem ali, basta saber ler as marcações.

Neste artigo vamos apresentar as especificações técnicas dos pneus e mostrar o significado dos códigos, a fim de tornar mais simples entender o tipo indicado para cada carro e como identificá-lo. Continue lendo e fique por dentro do conhecimento necessário para fazer a compra certa!

Quando devo realmente trocar os pneus?

O primeiro cuidado que devemos ter na hora de trocar o pneu é verificar se realmente é necessária sua substituição. É claro que uma olhadinha superficial em um pneu “careca” já diz tudo, porém, se os sulcos do pneu (espaços por onde passa a água contida na estrada) ainda parecem estar em boas condições, como identificar?

Todo pneu possui um marcador chamado “T.W.I.” (Tread Wear Indicator) indicando o desgaste do pneu. Ele fica dentro dos sulcos por todo seu diâmetro. Caso esse indicador esteja tocando o chão, isso quer dizer que os sulcos não estão mais conseguindo escoar a água da estrada, podendo desestabilizar o veículo em caso de chuva. Portanto, previna-se realizando uma verificação visual hoje mesmo!

Como ler as especificações técnicas dos pneus?

As especificações técnicas dos pneus adequados já vêm indicadas no manual de cada veículo. Então, caso ainda não saiba qual o pneu certo para seu carro, consulte este manual antes de realizar a compra.

Mas ainda há a dúvida sobre o código inscrito nesses pneus. Tomemos como exemplo um pneu de dimensões P 175/70 R14 86V para entender sua funcionalidade. Veja abaixo o significado e tipo de cada item desta marcação:

  • banda de rodagem: é a definição dada à parte do pneu que toca o solo. A banda de rodagem é dividida em barras de borracha que tocam o chão, sulcos responsáveis pela drenagem e refrigeração dos pneus, e ranhuras, os chamados desenhos do pneu, que também ajudam a refrigerar a borracha.

Na marcação do exemplo, o “P” significa “Passenger Car”, para definir um carro de passeio. Os primeiros números impressos, “175”, são a medida em milímetros da largura desse pneu. Ambos, “P” e “175”, têm a ver com a banda de rodagem;

  • perfil: esta é a parede lateral do pneu. Sua medida indica a porcentagem baseada na banda de rodagem.

Em P 175/70 R14 86V, o número “70” inscrito é calculado assim: 175mm x 0,70(%) = 122,5mm. Esta é a medida da parede lateral do pneu exemplificado;

  • tipo de construção do pneu: este tipo se refere à disposição das lonas da carcaça do pneu.

No exemplo, P 175/70 R14 86V, a letra “R” indica que este modelo de pneu é radial, nele, a força de tração é aplicada ao eixo central da banda de rodagem. O numeral “14” indica a medida interna do pneu em polegadas. É importantíssimo saber disso para evitar comprar um pneu que não se encaixe no aro da roda de seu carro;

  • indicador de peso: é um código de carga máxima suportada pelo pneu.

No caso exemplificado, P 175/70 R14 86V, “86” representa 530kg. Como é possível saber disso? Observando uma tabela do índice de carga;

  • indicador de velocidade: é a velocidade máxima que o pneu foi projetado para suportar. A letra é simbólica, podendo ser também consultada em tabelas.

Neste caso, P 175/70 R14 86V, o código é “V”, que se refere a 240km/h. Se fosse T, em outro exemplo, a velocidade máxima seria 190km/h.

As especificações técnicas dos pneus nos permitem maior segurança no momento da compra. Assim, outra dica também muito importante é observar a data de fabricação dos pneus. Verifique onde está inscrita a sequência de códigos iniciada por “D.O.T.” (Department of Transportation). Nela, os quatro últimos números são o código da semana e do ano de fabricação. Por exemplo, em DOT Y1FB 2T1R 2805, o pneu foi fabricado na 28ª semana do ano de 2005. Ou seja, é válido até 2010.

Quer saber mais sobre o pneu de seu carro? Continue tirando suas dúvidas aqui e mantenha-se informado!