Blog da Orca

Bateria do carro: como funciona e como conservá-la

O carro é um dos elementos mais convencionais, hoje em dia, no que diz respeito à comodidade do seu usuário. Muitas pessoas pouco conhecem do funcionamento e peças dele, como a bateria do carro, e pouco desejam se inteirar, desde que o veículo continue funcionando corretamente.

Entretanto, conhecer minimamente itens primordiais para o funcionamento do automóvel já ajuda a conscientizar e capacitar os condutores a identificarem problemas e a contribuírem para o aumento da vida útil das peças.

A seguir, saberemos um pouco mais sobre a bateria do carro e de que maneira conservá-la por mais tempo. Confira!

Apresentando a bateria do carro

Principal responsável por manter o alarme do carro em funcionamento, os smartphones carregados e até mesmo reger a trilha sonora dos seus trajetos, a bateria é o coração que bombeia energia para toda a parte elétrica do carro. Seu interior é composto por placas de chumbo (positivas e negativas), além de uma solução de ácido sulfúrico, todas inseridas em uma caixa plástica que garante segurança no manuseio e facilidades para acumular energia.

Com a bateria, além dos aparelhos já citados que ela mantém em funcionamento, os vidros elétricos, a injeção eletrônica e o ar-condicionado, entre tantas outras funcionalidades e acessórios, permanecem em bom funcionamento. Por isso, conservá-la é essencial.

Cuidados para tomar com a bateria

Apesar dos cuidados, a bateria possui vida útil com prazo determinado, cuja média gira em torno de dois ou três anos. Muito dessa média fica por conta dos cuidados que o condutor deve tomar para proteger a bateria e não ficar na mão, diante da necessidade de usá-la. Afinal de contas, ninguém gosta de protagonizar pequenos congestionamentos, não é mesmo?

Entre os “pequenos gestos” que valorizam a bateria, podemos citar a atenção em nunca deixar acessórios elétricos ligados ao deixar o carro, como as luzes do interior, os faróis e o rádio. Outra ação que consome a bateria é dar partida no veículo com o farol ligado, um excesso energético que gasta prejudica mais a vida útil dela.

Dicas para prolongar a vida útil da bateria do carro20

Além dos cuidados cotidianos, existem algumas dicas que contribuem para o prolongamento da vida útil da bateria do automóvel. São elas:

  • Não insista na partida do carro se esta exceder sete segundos. Se não houver resposta imediata do motor, aguarde 20 minutos para uma nova tentativa;
  • Não ligue aparelhos elétricos antes de dar partida e desligue-os ao sair do veículo;
  • Desconecte o polo negativo da bateria, caso o carro fique sem uso por longos períodos (mais que 20 dias), para não haver perda de carga desnecessária;
  • Revise a parte elétrica do carro de uma a duas vezes por ano, sempre em lojas de sua confiança;
  • Ocasionalmente, verifique se os cabos da bateria estão limpos e bem apertados. Em caso de corrosão nos terminais, água e bicarbonato de sódio dão conta do recado.

São dicas simples e facilmente aplicáveis no dia a dia, cujo resultado é mais tranquilidade nas suas idas e vindas diárias. Mantenha a bateria do carro altamente funcional com esse guia e tenha mais comodidade dentro do seu veículo. Isso é essencial também para a sua segurança.

Quer ficar por dentro de mais dicas e novidades do blog? Continue acompanhando o nosso blog! E se você ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário!