Blog da Orca

Caixa de marchas do carro: como funciona e como cuidar

Quem nunca ouviu falar alguma vez na vida sobre problemas na caixa de marchas do veículo? Certamente algum amigo ou familiar já contou uma história referente à dor de cabeça que esse componente do sistema de transmissão já causou!

Mas você sabe que peça ou conjunto é esse? Aprenda a evitar problemas futuros tomando os cuidados necessários para garantir a vida útil do seu carro entendendo sobre seu funcionamento e importância.

Como funciona a caixa de marchas

Ao acionar a ignição do carro fazendo seu motor funcionar, ele permanecerá parado enquanto seu condutor não mover a manopla para a transmissão desejada, ou seja, engatar a marcha para movimentação do veículo.

Ao realizar tal ação, a função da caixa de marchas está em multiplicar o torque que vem do motor para as rodas do carro. Dessa forma, as engrenagens variam a rotação e o torque, permitindo ao veículo a tração certa para a carga exigida.

Por dentro da caixa de marchas, temos a engrenagem, que recebe o torque do motor, chamada de motora, transmitindo para as outras engrenagens do conjunto chamadas de engrenagens movidas. O cálculo dos dentes da engrenagem são as chamadas relações.

Verificação de nível e troca de óleo de câmbio

Para a troca de óleo de câmbio, sempre é indicada a verificação no manual do proprietário para não utilizar o produto fora da indicação de fábrica. Fique de olho para evitar prejuízos no funcionamento da transmissão e problemas futuros.

Cada veículo possui o local específico, embora muito parecido, para essa verificação. Porém, aconselhamos que procure um profissional mecânicoe de sua confiança para realizar a verificação munido de ferramentas especiais para a abertura do bujão.

É extremamente importante a troca do lubrificante, pois, diferentemente do óleo de motor, a durabilidade desse lubrificante é maior, por ser um sistema fechado. Muitos motoristas só realizam a troca quando já é tarde demais. Fique atento!

Problemas comuns no câmbio

Identificar problemas na caixa de marchas exige um pouco mais de conhecimento profissional devido ao sistema de embreagens que fazem parte dessa ligação. Mas é preocupante quando percebemos um vazamento de óleo na parte externa da caixa protetora, que fica logo abaixo do veículo, e ruídos como se enroscasse algo ao trocar de marchas.

Ao perceber tal vazamento ou ruído, procure um mecânico antes que seja tarde! Isso pode indicar folga no eixo primário, porca solta, coroa desregulada, garfo seletor quebrado, entre outros. Por isso, apenas um profissional mecânico poderá diagnosticar com precisão os problemas que causaram o vazamento no câmbio.

Cuidados simples porém eficazes

Para manter seu veículo livre de danos na caixa de marchas, é necessário entender algumas coisas básicas, porém eficazes, que prolongarão a vida útil do câmbio do seu carro. Uma delas, e talvez a mais comum, é o vício de direção.

Ao forçar uma saída rápida quando o semáforo libera passagem ou quando está em um cruzamento e quer sair antes do carro que se aproxima, por exemplo, o motorista acaba forçando limites de uma engrenagem, podendo danificá-la. Evite mudanças bruscas de marchas!

A falta de lubrificação na transmissão também poderá levar à queima de componentes! Por isso, é importante saber tudo sobre o histórico de seu carro, para não deixar acontecer o pior. Deixar o pé constantemente em cima da embreagem também poderá causar danos. Lembre-se: a manutenção não é barata!

A caixa de marchas é um sistema complexo de engrenagens e de muita importância para a funcionalidade do veículo. Agora você já sabe mais sobre como ela funciona e, sabendo como cuidar, é possível evitar grandes problemas.

Gostou das informações do post? Aproveite para saber também tudo sobre câmbio automático e a atenção especial que devemos ter.