Blog da Orca

Câmbio manual ou automático: qual o melhor para mim?

Na hora de comprar um carro novo bate aquela dúvida: comprar o carro com câmbio manual ou pagar um pouco mais pela versão automática? Os carros automáticos estão cada dia mais acessíveis e com preços mais baixos. Veículos antes ditos como populares já possuem a opção do câmbio automático em alguns casos. Em vários carros de segmentos superiores inclusive já não existe mais opção de câmbio manual. Mas qual câmbio é melhor? Quer saber qual seria a melhor opção para você? Confira a seguir:

Praticidade

Não há como negar: o câmbio automático oferece uma grande praticidade no dia a dia. Se você mora em uma grande metrópole ou até mesmo uma cidade de médio porte com trânsito pesado, o câmbio automático pode ser seu grande aliado. Sabe aquela situação em que o trânsito fica naquele anda-e-para, com necessidade de engatar primeira e segunda marcha o tempo todo? Com o automático você simplesmente vai acelerar e frear, ignorando quase que completamente o câmbio, que fará tudo por você automaticamente.

Conforto

Além da praticidade, ainda há a questão do conforto. O câmbio automático tradicional consegue realizar trocas com muito conforto a ponto de você praticamente não perceber a mudança de marcha. O carro roda sem dar trancos, situação típica de uma troca de marcha com câmbio manual. Outra grande vantagem está na hora de arrancar e manobrar, pois você não terá que se preocupar com controle de embreagem, pois de fato ele nem existe nesse sistema. Quando você tira o pé do freio, o carro começa andar bem devagar e suavemente, de forma a te ajudar a manobrar. O mesmo vale para a subida, pois o câmbio impede que o carro desça ao tirar o pé do freio. Portanto, quem busca conforto acima de tudo não deve abrir mão do câmbio automático.

Esportividade

Você é do tipo de motorista que gosta de entrar no carro, de preferência em um modelo com desempenho mais potente, e dirigir simplesmente por prazer, sem ter um destino certo? Neste caso, o câmbio manual e a boa e velha embreagem podem combinar melhor com você. Não é que o automático não proporcione prazer, mas geralmente no câmbio manual você encontrará um desempenho um pouco superior e terá o controle total sobre as ações do carro, característica tão apreciada pelos mais tradicionais e apaixonados pela direção.

O câmbio manual pode ser adequado também se seu uso for predominante em rodovias, e vias de trânsito rápido, sem muito trânsito e congestionamento. Nesses casos, o câmbio manual pode te atender perfeitamente, pois devido às velocidades mais constantes, a necessidade de trocar de marcha diminui a ponto de você dirigir vários minutos sem precisar tocar na embreagem e câmbio.

Consumo

O melhor consumo é uma vantagem para o carro manual. Se você for do tipo de motorista que gosta de dirigir da maneira mais econômica possível, o câmbio manual pode ser a melhor opção, pois na maioria dos carros vendidos no Brasil, a versão manual ainda é mais econômica. Mas não podemos generalizar, já que existem alguns modelos com câmbios mais modernos, e, claro, mais caros, em que é possível conseguir melhor consumo no câmbio automático. Mas de maneira geral, um carro automático consome entre 5 e 10% a mais de combustível.

Custos

Qualquer carro com câmbio automático será um pouco mais caro a sua versão manual. A diferença de preço gira em torno de, aproximadamente, 8%, no caso de um Chevrolet Ônix; e 5% em um Chevrolet Cruze, por exemplo. Mas o fato é que na hora de revender, os carros automáticos estão sendo mais bem-vistos do que os manuais, o que soma mais um ponto positivo para eles. Você pode até economizar 5% na compra do Cruze na sua versão manual, ou economizar um pouco em combustível, mas na hora de revender você poderá conseguir um valor muito melhor se você optar pela versão automática de 6 marchas do modelo. Isso acorre principalmente em carros da categoria do Cruze, pois o público, de maneira geral, prefere dispensar o pedal de embreagem.

E então, você já se decidiu sobre qual câmbio levar para casa? Conte para a gente sua opinião! Aproveite para conferir o nosso post “Como escolher o Chevrolet certo para o seu estilo de vida” e confira mais dicas!