Blog da Orca

Carro novo parou ou não quer ligar? Veja o que pode ser!

Não há o que descreva a alegria de comprar um carro novo, não é mesmo? Mas essa experiência de puro êxtase é instantaneamente trocada por decepção quando, de repente, o carro não quer ligar.

Por mais que o motorista possua anos de experiência e tenha dirigido diversos carros ao longo da vida, adquirir conhecimento sobre as características de um novo veículo envolve tempo. Nesse contexto, descobrir o motivo pelo qual o carro não quer ligar pode ser um grande desafio.

Se você já passou ou está nessa situação, confira aqui quais são as principais razões para um carro não ligar e veja o que fazer em cada uma delas:

Troca de combustível

Essa é uma situação bem clássica: você saiu do trabalho, parou no posto de combustível próximo a sua casa, completou o tanque de combustível, chegou em casa e estacionou o carro na garagem. Até aí, um dia normal, não é mesmo? Mas é exatamente nesse processo que ocorre um dos principais motivos do carro não pegar na próxima partida.

Muitos motoristas não sabem, mas ao abastecer o carro com combustível diferente do que estava presente no tanque, é necessário trafegar por alguns quilômetros (normalmente de 10 a 15) antes de desligá-lo por um período longo. Assim o sistema de injeção eletrônica do carro pode fazer a leitura e adaptação para funcionamento com o novo combustível.

Na maioria das vezes, o carro irá pegar após algumas tentativas. Caso isso não aconteça, entre em contato com um centro de serviços automotivos especializado, pois será necessário o uso de scanner para readaptar o padrão de combustível presente no tanque.

Falta de combustível

A falta de combustível é mais comum quando não se conhece a autonomia do veículo ou não é percebida a indicação de que o carro atingiu o nível de reserva. Esse motivo, com toda certeza, é o mais simples de ser identificado e evitado, pois basta atenção ao painel do veículo quanto ao nível de combustível.

Quando o veículo indicar a chegada no nível de reserva, dirija-se o quanto antes para um posto de combustível pois, além da dor de cabeça de ficar parado na rua, ainda pode render uma multa de gravidade média.

Bateria descarregada

A bateria descarregada pode ocorrer por diversos motivos, como esquecimento de faróis acesos, uso do som com o carro parado por períodos longos, alarme disparado por várias horas e até mesmo por algum problema elétrico que cause a perda de energia mesmo sem utilizar o veículo — normalmente causado por instalação de acessórios paralelos ou em centros não autorizados pela montadora.

Quando esse for o motivo do seu carro não ligar, o uso emergencial de auxiliares de partida é válido. Mas fique atento: deve ser feita a locomoção imediata até uma auto elétrica de confiança para verificação do motivo de descarga da bateria.

Chave travada

Você entrou no carro, colocou a chave no contato e ela não gira: esse é famoso problema de chave travada.

Isso ocorre principalmente quando houve algum desvio nas rodas dianteiras, se rodas estão sendo empurradas contra algo obstáculo (guias, pedras calçadas ou sinalizações) ou erro de leitura da chave.

Nesse caso, há duas tentativas para resolução imediata:

  • tentar realizar o movimento constante do volante para ambos os lados e, ao mesmo tempo, tentar girar a chave sutilmente;
  • fazer uso da chave reserva.

Se nenhuma das alternativas funcionar, você deve encaminhar o veículo para a concessionária mais próxima para verificação e diagnóstico do problema.

A maioria dos motivos quando o carro não quer ligar tem uma solução provisória, mas nenhuma delas elimina a necessidade de uma visita ao mecânico. Afinal, mesmo que pareça um problema simples, pode ser sinal de desgaste ou falha de vários componentes que fazem parte do carro para garantir um perfeito funcionamento do motor — que somente um especialista e com uso de ferramentas corretas poderá diagnosticar.

E você, já passou por alguma experiência em que seu carro não ligou? Foi por algum dos motivos citados? Conte pra gente nos comentários!