Blog da Orca

Carros para portadores de necessidades especiais: fique por dentro das adaptações

Sabia que quem tem deficiência física não precisa necessariamente deixar de dirigir? Isso porque, hoje em dia, já existem vários tipos de carros para portadores de necessidades especiais, e com algumas adaptações realizadas pela indústria automobilística, é possível dirigir sem dificuldades. Além disso, para incentivar a produção e compra desse tipo de veículo, quem tem deficiência conta ainda com várias vantagens da aquisição do carro, como isenção de impostos, preços diferenciados e até assistência técnica especializada!

Que tal saber mais sobre esse tipo de carro no post de hoje? Continue lendo!

Volante com pomo giratório

Para quem tem os movimentos dos braços e das mãos restritos, é possível instalar, no volante do automóvel, de um a três pomos (mais ou menos do tamanho de uma maçaneta redonda de porta) que ajudam a realizar todo tipo de manobra.

Outras adaptações no volante incluem a instalação de alças e alavancas que permitam à pessoa com deficiência dirigir com mais firmeza e segurança.

Embreagem automatizada

Os carros para portadores de necessidades especiais devem, idealmente, ser automáticos e com direção hidráulica, mas também dá para adaptar um veículo com câmbio manual para o condutor com deficiência física. Uma das formas de fazer isso é incluir, no próprio câmbio, um sistema de embreagem automatizada: trata-se de um mecanismo que aciona a embreagem automaticamente quando o condutor encosta na marcha. Prático, não é?

Alavanca para acelerar e frear

Para a pessoa com paraplegia ou outra deficiência que prejudique o movimento das pernas e dos pés, usar os pedais do carro é complicado, se não impossível, não é verdade? Mas essa questão também tem solução: basta instalar uma adaptação que transfira o comando que normalmente é realizado com os pedais para botões ou alavancas ao alcance das mãos do condutor.

Freio de mão adaptado

Outro mecanismo que pode ser adaptado para permitir que pessoas com deficiência dirijam seus carros é o breque de mão. Quem tem dificuldades em fechar os dedos e pressionar o botão do freio pode instalar, no lugar dele, uma alavanca ou alça que funciona só com a força do braço, sem precisar dos dedos e das mãos.

Isenção de impostos

Segundo o Convênio ICMS 38, de 2012, as pessoas autistas ou portadoras de deficiência física, visual, mental não precisam pagar o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria) ao adquirir um carro zero no valor de até 70 mil reais. Segundo essa lei, o carro não precisa necessariamente ser conduzido pela pessoa com deficiência (como no caso de quem tem deficiência visual ou mental e, por isso, não pode dirigir), mas deve estar registrado em seu nome. Além disso, as pessoas portadoras de deficiência também ganham isenção total do IPVA e os moradores da capital paulista ainda recebem a liberação do rodízio municipal!

E então, o que achou das adaptações e isenções dos carros para portadores de necessidades especiais? Essas são apenas algumas das modificações disponíveis, mas é interessante saber que, na Orca Chevrolet, você tem toda a assistência de que precisa para transformar o seu carro em um veículo que atenda a todas as suas necessidades.

Conte, aqui nos comentários, se você tem alguma dúvida sobre esse assunto e não deixe de passar em uma das nossas filiais para saber o que mais nós podemos fazer por você!