Blog da Orca

Chevrolet aprimora a segurança do Onix e Prisma em testes de colisão

A Chevrolet fez um bom trabalho com as recentes alterações realizadas nos modelos Onix e Prima, que resultaram em uma avaliação positiva no último teste de colisão feito no início de 2018 pela Latin Ncap.

De acordo com esta última avaliação, os veículos apresentaram melhor desempenho nas provas de colisão lateral e frontal, trazendo mais segurança aos ocupantes do veículo.

Quer saber o que foi feito e como ficou os novos modelos depois das modificações? Acompanhe na leitura deste artigo!

O que foi mudado no Onix e no Prisma?

Com o objetivo de aprimorar a segurança dos ocupantes dos modelos Onix e Prima em casos de acidentes com colisões laterais, foram reforçados a estrutura lateral e acrescidos elementos de maior absorção da energia das portas em caso de impactos.

Os modelos ganharam o sistema Isofix e Top Tether para fixação da cadeirinha do bebê, dando mais segurança para a família. O motorista também ganhou um novo cinto de segurança.

Somado ao airbag duplo e ao sistema já existente de freio ABS com EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem), os modelos passaram a ser um dos veículos mais seguros da categoria.

Como foi realizado o teste de colisão?

Os testes são realizados a partir de simulações de colisões frontal e lateral. O impacto frontal é produzido a uma velocidade de 64 km/h e avalia a segurança dos passageiros adultos ocupantes da parte da frente do veículo. O carro é submetido a uma batida em um bloco imóvel com uma face de alumínio alveolar deformável.

A simulação de colisão lateral é um pouco diferente. A barreira não é móvel e sim montada em um carrinho que se impulsiona a uma velocidade de 50 km/h até colidir com o veículo.

Em ambos os testes são colocados bonecos, chamados de “dummys”, que representam um homem médio ou o bebê, para se ter a noção exata das consequências nos testes.

Para que serve a avaliação?

Com intuito de melhorar a segurança dos veículos e atendendo a uma recomendação do Plano Global da Década de Ação pela Segurança Viária das Nações Unidas, é que foi criada os testes da Latin NCap para os veículos produzidos na América Latina, assim como já ocorre em outras regiões do mundo.

Os testes são realizados na Alemanha e os resultados são publicados de maneira independente, servindo para que os consumidores do mundo todo tenham informações transparentes sobre os diversos aspectos de segurança dos mais variados carros produzidos no mercado.

Com isso, as montadoras são estimuladas a melhorar constantemente o desempenho de segurança dos seus automóveis e os governos a aplicar regulamentos que deem mais proteção aos usuários.

O teste de colisão demonstrou uma melhoria considerável nos modelos Onix e Prisma da Chevrolet. Quem ganhou com tudo isso foi o consumidor, que vai ter carros com mais tecnologia em segurança e maior proteção para ele e sua família. Os carros mais vendidos do Brasil nos últimos anos agora têm mais um motivo para continuar liderando a lista dos preferidos dos brasileiros.

Gostou das novidades do Onix e do Prisma no teste de colisão? Então, venha conhecer de perto a linha 2018!