Blog da Orca

Como dirigir carro sob neblina? Aprenda aqui!

A neblina é um fenômeno climático que pode aparecer em questão de minutos. Muito comum nesta época do ano, ela acontece principalmente no período entre a madrugada e a manhã, quando o choque de temperaturas entre massas de ar quente e frio é mais intenso, especialmente em regiões de maior altitude ou próximas ao mar. Dirigir carros sob essas condições, onde uma “cortina de fumaça” limita a visibilidade, exige cuidados redobrados para evitar acidentes.

Pensando nisso, reunimos neste artigo algumas dicas de como dirigir seu carro com segurança sob a neblina. Não deixe de acompanhar!

Verifique as condições do carro

Uma condição fundamental em qualquer situação no trânsito é a de ver e ser visto. Sendo assim, é fundamental que o veículo esteja com o sistema de iluminação bem regulados e em perfeitas condições, até mesmo para não ofuscar motoristas que venham na direção oposta ouacabar levando uma multa.

Aproveite para garantir também o bom estado das palhetas do limpador de para-brisa e a situação do reservatório de água. Para evitar que os vidros embacem, utilize ventilação, ar-condicionado ou mantenha as janelas abertas.

Ah! Claro: não deixe de verificar as pastilhas de freio.

Mantenha distância entre veículos

Esteja sempre atento para ambos os sentidos: tanto para quem vem à frente, quanto para quem está atrás de você e que, por ventura, possa estar conduzindo o veículo em velocidade maior que o desejável.

Uma boa forma de medir a densidade da neblina é avaliando a capacidade de visualizar as lanternas de carros à sua frente. Se houver dificuldade em avistá-las, significa que a neblina está mais densa e você, portanto, deve reduzir a velocidade gradualmente para que o carro de trás perceba e faça o mesmo.

Oriente-se pelas faixas de sinalização

Não adianta querer enxergar lá na frente. Ao dirigir um carro sob forte neblina, a melhor saída para se orientar é por meio das faixas de sinalização na pista.

Por motivos óbvios, evite fazer ultrapassagens e, ao mudar de faixa, não deixe de sinalizar a manobra com as luzes de direção (pisca).

Não pare no acostamento

Em caso de neblina mais intensa, recomenda-se buscar um lugar seguro para parar, mas evite o acostamento. O risco de acidentes é grande. O melhor é se abrigar em postos de serviços ou em uma base da polícia, por exemplo. Em ultimo caso, o motorista pode utilizar a área externa do acostamento, estacionando sobre a grama.

Só depois de estacionado é que se deve acionar o pisca-alerta. Jamais pare sobre a faixa de rolamento ou ligue as luzes de alerta com o carro em movimento, pois isso causa a impressão de que o carro está parado. O motorista quem vem atrás pode realizar um movimento brusco e causar um acidente.

Se não houver outra alternativa, pare o carro no acostamento e desocupe o veículo o mais rápido possível. Não se esqueça de tomar cuidado com os veículos que ainda estão circulando.

Não trafegue pela faixa de caminhões e ônibus

Outro cuidado para ser tomado em qualquer situação é o de não trafegar na faixa de caminhões e ônibus. Em caso de acidente, os danos provocados pelos veículos pesados e ônibus são muito mais graves. Tenha cautela.

O ideal é sempre dirigir nas melhores situações, mas nem sempre é possível adiar um trajeto, não é mesmo? Por isso, compartilhe essas dicas de como dirigir carro sob a neblina!