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Como escolher um motor com melhor custo-benefício?

Chegou a hora de comprar um carro novo, mas bateu aquela dúvida: como escolher um motor com melhor custo-benefício? A missão nem é tão complicada assim, mas uma escolha pode certamente ser melhor para você do que outra. Para ajudar, explicamos um pouco sobre as diferenças básicas entre os motores mais comuns no mercado e como eles podem ser melhor para seu uso. Confira!

Cilindrada, potência e torque

Na hora de comprar um carro é comum nos depararmos com os termos cilindrada e potência. A cilindrada é o volume útil dos cilindros de um motor e é medida em cm³, ou em litros. Um motor 1.4, por exemplo, possui 1400 cm³ de cilindrada, ou 1,4 litro. Em geral, quanto maior a cilindrada para um motor de tecnologia semelhante, maior será a potência e o torque. O torque, apesar de pouco comentado comercialmente, se resume basicamente à força do motor e é medido em kgfm. Um carro de passeio precisa de menos torque, do que um caminhão, por exemplo. Por outro lado, se você tiver um carro com bastante torque, melhores serão as acelerações e retomadas de velocidade.

Já a potência, de maneira bem simplificada, está associada à velocidade e geralmente aparece quando você pisa fundo, elevando o giro do motor ao limite. Um carro muito veloz normalmente é muito potente. De maneira geral, quanto maior a cilindrada, maior será o torque e, consequentemente, a potência.

Motores 1.0

Os motores 1.0 normalmente são os mais acessíveis em termos de preço. Eles evoluíram muito quando comparados aos primeiros modelos e não são lentos como antigamente. Com relação ao custo, se você comparar o preço de um Onix LT 1.0, com 9,8 kgfm de torque e 80 cavalos no etanol, verá que ele sairá em torno de R$1.500,00 mais em conta do que sua versão equivalente LT 1.4, 13,9 kgfm e 106 cavalos com o mesmo combustível. Mas não é só isso: no uso urbano, o Onix como motor menor, 1.0, consegue ser mais econômico e entregar força suficiente para o dia a dia na cidade. Portanto, se esse for seu uso, o 1.0 pode valer a pena por ser mais barato de comprar e de manter.

Motores 1.4

Os motores 1.4 estão se tornando muito interessantes no Brasil. Eles possuem uma cilindrada e potência intermediarias, quando comparados aos motores 1.0 e 1.8. Consequentemente, conseguem aliar o bom consumo de combustível a um desempenho animador. Se o uso do seu carro for misto, ou seja, para trânsito urbano e também para rodovia, o motor 1.4 será melhor para o seu perfil do que o modelo 1.0, sem abrir mão do consumo de combustível. Em algumas situações, principalmente em rodovias e em cidades com topografia acidentada, o 1.4 pode, inclusive, ser mais econômico, além de, claro, garantir mais agilidade em uma retomada e maior segurança em uma ultrapassagem. Além disso, proporciona mais conforto por não precisar trocar tanto as marchas para alcançar um desempenho adequado.

Motores 1.8

Os motores 1.8 já estão em uma categoria acima. Se você gosta de carros com motores fortes, respostas rápidas no acelerador e comportamento mais esportivo, essa é uma boa alternativa. A Chevrolet possui duas opções. Uma delas é o motor 1.8 com 8 válvulas, que equipa o Cobalt e a Spin. Apesar de não terem a potência muito maior do que o motor 1.4, são 108 cavalos, possuem bastante força, 17,1 kgfm em baixas rotações. Esse motor é ideal para o uso familiar, como quando você vai viajar com o carro cheio e pesado, por exemplo. A outra opção é o motor 1.8 16 válvulas, que equipa o Cruze Sedan, Cruze Sport6 e Tracker com 144 cavalos e 18,9 kgfm. Esse motor, por sua vez, é mais tecnológico e apresenta um desempenho claramente superior a todos os outros citados anteriormente. Ele é ideal para quem vai encarar a estrada. É claro que ele também pode ser usado na cidade, se comportando muito bem, porém consumirá um pouco a mais do que o 1.4, como é de se esperar.

Outros motores

Se você precisa de um carro para usar fora de estrada ou para trabalho pesado, a S-10 apresenta dois motores a gasolina. Um 2.4 com 24,1 kgfm de torque e potência de 147 cavalos, e um moderno 2.5 com 27,3 kgfm e 206 cavalos. Se ainda precisar de mais força, mas sem deixar a economia de lado, existe a versão a diesel (sim o litro de diesel possui uma melhor eficiência energética e ainda custa mais barato do que a gasolina!), com 51,0 kgfm e 200 cavalos. Se toda essa potência e força ainda não forem suficientes para você, ou se você quer um carro realmente esportivo, lembre-se do Camaro, com incrível motor de 6.2 litros, e 56,7 kgfm de torque e 406 cavalos de potência!

Quer saber agora qual o melhor carro para seu estilo de vida? Veja também o nosso outro post clicando aqui! E agora conte para nós: está pronto para escolher o motor ideal para você? Compartilhe a sua escolha com a gente deixando um comentário!