Blog da Orca

Como evitar o desgaste precoce da embreagem

A embreagem tem um papel essencial nos automóveis. Ela é responsável por controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, o que torna o engate das marchas mais fácil. Por ser importante para o conjunto do automóvel, é fundamental que o motorista tenha um cuidado especial com o sistema. A boa notícia é que não é necessário ser um expert no assunto para deixar tudo funcionando normalmente, basta adotar algumas práticas que irão ajudá-lo a aumentar a vida útil das peças.

Vamos conhecer como evitar o desgaste precoce da embreagem? Acompanhe o nosso artigo e confira as dicas logo abaixo!

Não esqueça o pé no pedal

Evite descansar o pé no pedal da embreagem. Embora seja uma prática comum entre os motoristas, ela não é recomendável porque afasta o platô do disco e tem o poder de causar o lixamento do disco. Esse desgaste resulta no superaquecimento do sistema.

Utilize o freio de mão quando for conveniente

Se você estiver com o seu veículo em uma rampa, por exemplo, utilize o freio de mão para ajudá-lo no arranque do automóvel. Isso é muito importante porque, caso você opte por “segurar” o veículo na embreagem, o seu disco ficará danificado.

Troque de marcha

Para que as peças da embreagem do seu automóvel possam trabalhar de forma suave, é necessário que você, ao diminuir ou aumentar a velocidade, troque de marcha progressivamente. Faça esse procedimento sempre em ordem e conforme as rotações do motor.

Utilize o ponto morto quando estiver parado em engarrafamentos

Quando o automóvel estiver parado em engarrafamentos, deixe-o em ponto morto. Nesse caso, o motorista pode ficar com o pé no freio ou com o freio de mão puxado. Não há necessidade de ficar com o automóvel em funcionamento inerte com o pé na embreagem. Esse tipo de atitude, normalmente, força o sistema.

Acerte a sincronia!

É fundamental que você acerte a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o automóvel para arrancar. Redobre a sua atenção para esse procedimento porque quando você acelera muito e solta pouco a embreagem ocorre um fenômeno denominado de “queimada da embreagem”. Ele impede que o veículo se desenvolva e aumenta o consumo de combustível.

Entenda o sistema de embreagem

O sistema de embreagem contém platô, disco, colar e um cabo que fica ligado ao pedal. Essas peças são sensíveis e quando ficam danificadas devido ao impacto, geram muitas dificuldades ao motorista no momento da troca de marchas.

Normalmente, um kit completo de embreagem custa cerca de R$300 e pode ter validade de aproximadamente um ano. É claro que isso dependerá da forma como você irá conduzir o veículo. No entanto, se você seguir as nossas dicas à risca, as peças podem funcionar normalmente entre três a quatro anos.

Quando uma peça estiver danificada, recomendamos que você troque todo o sistema de embreagem porque a instalação de um componente novo em um sistema antigo pode ocasionar no desgaste precoce das peças.

Vale lembrar que, mesmo seguindo todas as nossas dicas, às vezes, é necessário trocar alguma peça de embreagem. Para evitar futuros problemas, recomendamos que faça esse procedimento em uma concessionária, pois ela tem estrutura própria e profissionais qualificados.

E então, ficou com alguma dúvida sobre o desgaste da embreagem do seu automóvel? Escreva para nós através dos comentários!