Blog da Orca

O que são motores em V

Depois do futebol, outra paixão nacional são os carros, que dominam nossos sonhos com seus visuais robustos e com linhas modernas. E hoje em dia, essas máquinas estão cada vez mais incríveis, com mais tecnologia agregada, motores potentes, conforto e todos adicionais pra tornar sua experiência em dirigir cada mais prazerosa.

Ter um carro bonito é claro que é ótimo, mas você sabe escolher um carro também pelo motor dele? Sabe a diferença entre um “motor em linha” e um “motor em V”?

Aqui vamos te mostrar essas diferenças que são bem simples, mas que fazem toda a diferença no carro, especialmente para você que gosta de pegar uma estrada e viajar com toda segurança e conforto.

Motor “em linha”

Esse tipo de motor é o mais comum nos carros populares, mas não se engane, isso não o faz necessariamente o melhor. Um típico motor desse tipo possui quatro cilindros, cada um deles com o seu pistão. Centenas de micro explosões ocorrem a cada minuto dentro desses cilindros, e isso é o que movimenta os pistões pra baixo e pra cima, fazendo assim as engrenagens girarem e o carro enfim andar.

As principais vantagens desse motor é a engenharia mais fácil e consequentemente o menor custo de manutenção. Em contra partida, tendem a aquecer mais, especialmente os cilindros que ficam mais centralizados.

Esses motores, normalmente são encontrados nos modelos de 1.0, 1.4 e 1.6, como por exemplo, o Chevrolet Onix, que foi o carro mais vendido no Brasil em 2015.

Motor em V

Esse tipo de motor leva esse nome exatamente porque a disposição dos cilindros se parece com uma letra V. Nos motores normais, os cilindros são posicionados um atrás do outro, por isso levam o nome de “em linha”, já nos carros com motor em V, os cilindros são posicionados de modo que fica um pra um lado e outro para o outro. Com essa disposição simples, o motor ficará com um tamanho menor e consequentemente ocupará menos espaço, com isso se pode instalar mais cilindros no motor e aí sim dando mais potência ao carro.

Este tipo de motor oferece duas principais diferenças aos motores “em linha”:

– Eles não aumentam o tamanho do motor e também favorece o resfriamento dos cilindros.

– Além disso, como eles ocupam menos espaço, os designs exibem frentes mais baixas, o que favorece a aerodinâmica do carro, especialmente na estrada quando pega mais velocidade.

Os motores em V costumam ser encontrados nas versões V4, V6, V8. Um dos principais modelos que encontramos aqui no Brasil com essa característica é o novo Chevrolet Camaro, que possui motor V8 e grande potência. Também há a possibilidade de uma versão especial que terá motor turbo de quatro cilindros, para que aqueles que sempre procuram um toque a mais no desempenho.

Agora você já está craque em motores e poderá saber bem melhor como escolher seu novo carro por dentro e por fora, e decidir entre um com motor “em linha” ou motor em V. Deixe seus comentários agora e nos conte o que achou do post e também quais modelos mais lhe agradam.