Blog da Orca

Como funciona a direção hidráulica

Você já parou para pensar sobre a importância da direção hidráulica para o modo como dirigimos hoje em dia? Não nos lembramos muito dela quando estamos em uma velocidade que torna a direção mais leve, mas quando chega a hora de fazer aquela baliza, fato é que a direção vem bem a calhar.

Atualmente quase nenhum carro sai da concessionária sem esse item, mas você saberia explicar como ele funciona? Pois é! Confira o nosso artigo de hoje e entenda tudo sobre o funcionamento e a importância da direção hidráulica!

Por trás das engrenagens da direção hidráulica

Muito provavelmente esse sistema já faz parte da sua vida. Afinal, além de servir muito bem para manobrar, estacionar e dar uma boa agilidade ao trânsito, a direção também é um item de segurança muito importante.

A direção básica de um automóvel, sem ajuda hidráulica, é composta do pinhão fixado à coluna de direção. Quando o pinhão é girado com o movimento do volante, a cremalheira (régua dentada) orienta as rodas para o lado desejado. A diferença no sistema hidráulico é a pressão do óleo que é aplicada quando esse movimento de orientação é feito, deixando tudo mais suave.

Como fazer a manutenção correta do sistema

Para um bom funcionamento do sistema hidráulico, e para que você tenha o máximo de conforto na hora de dirigir, todo o sistema deve estar em perfeitas condições. Com isso em mente, quantas vezes você abriu o capô e verificou o seu reservatório de óleo?

Checar o nível do óleo da bomba é a medida preventiva mais fácil que você pode tomar. Se houver vazamento, isso pode prejudicar áreas muito sensíveis das engrenagens que sofrem muito com o atrito, como mangotes, componentes metálicos ou até a suspensão.

O que não fazer quando seu carro tem direção hidráulica

Uma prática muito comum ao estacionar ou realizar uma manobra em baixa velocidade é girar o volante de “batente a batente”. Esse hábito de girar o volante até o fim do seu curso causa um estresse na bomba hidráulica, o que pode causar vazamentos.

Manter o carro esterçado (com as rodas viradas) quando estacionado também pode ser prejudicial para o sistema, assim como entrar em desníveis de forma brusca. Evite fazer isso e aumente a vida útil da direção e da suspensão do seu veículo.

A direção hidráulica deixou de ser, há vários anos, um item de conforto e luxo. Hoje, carros populares já saem de fábrica com o sistema instalado. Se você quer comprar um carro novo, verifique se nos itens de série a direção está inclusa.

Isso também vale para quem quer comprar um usado. Se você optou pelo mercado de seminovos, examine bem os componentes e teste bastante a eficácia do sistema. Gire o volante e note se a direção está mais dura do que ela deveria ser. De preferência, leve com você uma pessoa que entenda de mecânica para avaliar o estado do veículo e da direção.

E então? Aprendeu bastante com esse artigo? Caso você continue com dúvidas sobre como funciona a direção hidráulica, deixe o seu comentário abaixo! Ficaremos felizes em ajudá-lo!