Blog da Orca

Como garantir a segurança das crianças no carro

A segurança dentro de carros é um assunto que importa a qualquer pessoa que se importa com a saúde e pela vida. Quando há crianças, então, os cuidados precisam ser redobrados para evitar que algum imprevisto possa acontecer. Algumas medidas de segurança são essenciais para que os seus filhos estejam seguros quando vocês estiverem naquela viagem de férias, ou naquele simples passeio para visitar a família.

Para te ajudar nessa questão, elaboramos o post de hoje com algumas dicas sobre o que você pode fazer para garantir a segurança das crianças no carro. Confira:

Use o modelo correto de assento

Que usar a cadeirinha sempre que for levar uma criança no seu carro é essencial, você já sabe, certo? A questão aqui é: saber usar o modelo de cadeirinha ideal para cada idade. Afinal, o seu filho não vai chegar aos 6 anos de idade viajando na mesma cadeirinha de quando ele era bebê, não é mesmo? Veja a seguir, como são indicados os modelos de cadeirinha de acordo com a idade, altura e peso da criança:

Bebê conforto

O bebê conforto é recomendado para os bebês de até 9kg e deve estar preso ao banco traseiro em posição inversa aos bancos do veículo. Dessa maneira, é possível diminuir o impacto caso o bebê venha a se soltar da cadeirinha. Tenha atenção para colocar todos os cintos de forma correta, como manda o manual do acessório.

Cadeirinha

Quando a criança já estiver maior, com o peso entre 10 e 18kg, é hora de trocar o bebê conforto pela cadeirinha. Normalmente, esse tipo de assento é indicado para crianças de até 4 anos de idade e deve ficar preso pelos cintos do carro, na mesma posição que os bancos do automóvel. Tenha atenção para que a orelha da criança não ultrapasse o encosto da cadeirinha.

Assento de elevação

Quando o seu filho alcançar a idade de 4 e peso acima dos 18kg, a cadeirinha deve ser trocada pelo assento de elevação e mantida até os 10 anos. Esse tipo de acessório eleva a criança de forma que seja possível usar nela o cinto de segurança de 3 pontos — aquele que passa pelos quadris e pelos ombros.

Leve sempre as crianças no banco de trás

É muito importante que você garanta a segurança dos seus filhos usando sempre os assentos recomendados para cada fase. Jamais deixe que o seu filho viaje nos bancos dianteiros — a menos que o número de crianças seja superior ao número de assentos traseiros. Além disso, ensine a eles, desde pequenos, que os assentos especiais são uma medida necessária para a própria segurança deles.

Eduque as crianças a saírem do carro pela calçada

Outra maneira de garantir a segurança das crianças é ensinando a elas desde bem pequenas que elas devem sempre sair do automóvel pelo lado da calçada. Se estiverem três crianças no banco traseiro, por exemplo, elas devem sair uma de cada vez, sempre pelo lado oposto ao da rua. Isso evita que elas sejam atingidas por carros, motos ou qualquer outro tipo de automóvel em alta velocidade.

Sempre que for levar crianças para passear, viajar, ou para qualquer situação em que elas forem andar de carro, siga sempre essas dicas e tenha atenção para que a segurança delas seja mantida. Se você também tem alguma dica para compartilhar deixe o seu comentário!