Blog da Orca

Como transportar corretamente o seu cachorro dentro do carro

Você é do tipo de pessoa que adora carregar seu cachorro para todo lado ou prefere deixar seu companheiro em casa? Seja qual for o perfil em que você se encaixa, certamente vai se deparar com situações em que seja inevitável ter que transportar o seu cão por distâncias mais longas, seja por lazer, em uma viagem; ou mesmo para levá-lo ao veterinário ou pet shop. Se o transporte for realizado por carro é comum que se deparar com dúvidas de como fazer isso da melhor maneira e acordo com a lei. Quer saber como transportar corretamente o seu cachorro dentro do carro? Então continue acompanhando o nosso artigo!

Legislação

Domingo ensolarado e lá está mais um cachorrinho na janela de um automóvel curtindo o vento batendo no focinho. É por ali que o cachorro tem a percepção de todo o meio, e tantos cheiros diferentes são um atrativo sem tamanho para um cão! No entanto, essa é uma prática  proibida por lei. E você também já deve ter visto por ai cachorros sendo carregados na caçamba de uma pick-up, não é mesmo? Essa ação gera multa grave, com 5 pontos na carteira e causando a retenção do veículo até sua regularização. Já carregar o pet no colo, como no exemplo inicial é uma infração média, que rende 4 pontos na carteira, além de multa.

Segurança

A regulamentação não é mera implicância. Quando os cachorros estão dentro do veículo, caso não sejam devidamente transportados, podem ficar inquietos e agitados, correndo pelo interior do carro, desviando a atenção do condutor e até mesmo ocasionando acidentes.

Além disso, a segurança do melhor amigo do homem também corre perigo. Em caso de acidente, ou freada brusca, ele pode sofrer graves lesões em decorrência de impacto, assim como as pessoas. Um cachorro em uma caçamba de pick-up pode distrair-se com outro cão pulando do veículo em movimento, pode agredir um pedestre dependendo do seu grau de agressividade e pode, involuntariamente, cair da caçamba.

Acessórios que podem ajudar

Para transportar seu cachorro com segurança existem diferentes acessórios vendidos no país. Veja alguns deles:

Cinto de segurança

Existem cintos de segurança que são kits completos que se encaixam na fivela tradicional do cinto do automóvel. Com esse acessório pode-se transportar animais de maior porte e também os pequenos. Outros sistemas possuem somente o adaptador para encaixar a coleira no cinto de segurança do carro, mas é interessante que você prefira a primeira opção por garantir mais segurança, uma vez que a coleira que seu cão tradicionalmente usa pode não suportar o esforço causado por um impacto, ocasionando seu rompimento. Além disso, quando for comprar, procure uma que seja ideal para o tamanho e o peso de seu cachorro.

Caixas de transporte

Essas são típicas caixas com ventilação e grade, produzidas normalmente em material plástico. É importante que a caixa tenha tamanho adequado para seu cão, proporcionando conforto adequado e travas de segurança para que ele não saia. Esses acessórios funcionam bem para animais de todos os portes, desde que caiba no seu automóvel, é claro. É muito importante que a caixa seja fixada no banco traseiro. Vale lembrar que você não deve, jamais, carregar o seu cachorro na porta-malas fechado, pois isso gera sério risco de sufocamento e calor excessivo.

Cadeiras ou assentos especiais

Existem cadeiras para cães que lembram cadeirinhas para criança. Com elas, você ganha a praticidade de transportar o animal e ainda ajuda a manter o seu carro limpo. Esses acessórios são adaptáveis à grande parte dos automóveis, mas antes de comprar fique atento se ela encaixa perfeitamente ao seu carro, e se o porte do seu cão é suportado por ela.

A melhor solução deverá ser a análise de cada caso. Escolha o melhor transporte para seu cachorro, respeitando sempre o peso e tamanho do animal, bem como o espaço do seu carro. Caso você tenha dúvidas, consulte um especialista. Lembre-se de que os cães muitas vezes são como membros da família e merecem ser transportados da maneira mais segura e confortável possível!

Como você tem feito para transportar o seu pet no carro? Você tem alguma dica para compartilhar? Escreva para nós através dos comentários!