Blog da Orca

Confira 4 informações básicas para cuidar bem do seu carro!

Muitos pensam que cuidar do carro é só dar uma lavadinha no fim de semana e está tudo resolvido, mas a parte mecânica do veículo exige cuidados que devem ser adotados pelo próprio dono, durante o uso diário do veículo.

E não é preciso ser um expert para saber quais são eles! Para cuidar do carro, bastam algumas informações básicas a respeito do funcionamento do veículo.

Assim, você passa a adotar uma postura mais correta para dirigir, aumentando a vida útil do automóvel e trazendo mais segurança para você, para os passageiros e para os pedestres.

Continue nos acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

1. Sistema de Arrefecimento

Atualmente, a grande maioria dos motores é refrigerada à água. O sistema possui um reservatório no qual o líquido é armazenado. Quando é dada a partida, o líquido é enviado para as mangueiras que o conduzem ao interior do motor, nas partes que precisam de refrigeração.

Ao contrário do que ocorria em modelos antigos, não se deve completar o nível do reservatório com água pura. O líquido especial (geralmente na coloração rosa) tem propriedades que impedem que se forme ferrugem e que tornam o fluido mais eficiente para resfriar o motor do carro.

Outro cuidado importante com este sistema é nunca abrir a tampa do reservatório com o motor muito quente. Além disso, quando for completar o nível, o ideal é fazer isso com o motor frio e ligado, para evitar a formação de bolhas de ar no sistema.

2. Embreagem

É muito comum que o motorista use o pedal da embreagem para descansar o pé esquerdo quando ele não está sendo utilizado, mas este é um erro que acaba com o sistema de embreagem.

Por mais que prestemos atenção, o nosso olhar está no trânsito, e logo esquecemos do pé em cima do pedal, pressionando-o e fazendo com que a embreagem gire em falso.

Outro costume que prejudica o sistema é segurar o carro em uma subida fazendo o controle de embreagem ao invés de usar o freio. A vida útil do equipamento pode ser reduzida em até 50%.

3. Freios

O bom funcionamento do sistema de freios é fundamental para a sua segurança e a dos seus passageiros — e você pode cuidar dele com pequenas atitudes!

A primeira é ficar atento a qualquer barulho diferente. Assobios quando você pisa no freio ou mesmo algum ruído metálico são a indicação de que as pastilhas de freio podem estar acabando. Se o pedal estiver vibrando muito ou com variações na altura, você pode estar com algum problema nos discos.

A melhor forma de cuidar dos freios é usá-los com inteligência. Para parar o carro, use também o freio motor e esteja engrenado nas marchas indicadas para não sobrecarregar o sistema.

4. Pneus

Os pneus devem ser calibrados toda semana, com a pressão indicada pelo fabricante. Preste atenção nos sulcos e na forma de desgaste. Se estiver muito irregular, é sinal de que seu carro pode estar desalinhado.

Para conservar os pneus, dirija com suavidade, respeite os limites de velocidade e não abuse das freadas bruscas.

Viu só como você pode cuidar do carro com atitudes simples? Comece já a por em prática e veja como a vida útil dele vai aumentar muito. Aproveite e aprenda também a cuidar da suspensão do veículo!