Blog da Orca

Confira 5 dicas de cuidados com a suspensão do seu carro

Embora muitos motoristas deixem esse conjunto de lado, a suspensão do carro tem duas funções importantes.

A primeira delas é manter a estabilidade na estrada, garantindo a segurança dos passageiros durante uma viagem. A segunda é assegurar conforto, evitando que as irregularidades da pista, buracos e lombadas sejam sentidos pelos ocupantes do veículo.

Não sabe por que cuidar da suspensão do seu carro é fundamental? Entenda agora os motivos para ficar atento a isso:

 

A importância de cuidar da suspensão do carro

O sistema de suspensão é composto principalmente por amortecedores e molas, mas existem também outros componentes, como braço oscilante, pivô de suspensão e barra estabilizadora.

Quando os componentes desse sistema apresentam desgaste, a dirigibilidade do veículo é afetada e o desgaste dos pneus fica acentuado, o que pode causar graves acidentes. Para que isso não aconteça, acompanhe as dicas abaixo:

1. Realize uma inspeção periódica

A melhor forma de garantir um bom funcionamento do conjunto de suspensão do carro é fazendo a manutenção periódica. Se o veículo não se envolver em nenhuma batida ou sinistro, verifique a suspensão a cada 20 mil quilômetros.

2. Tenha alguns cuidados simples

Por meio de alguns cuidados simples, a troca da suspensão pode ser adiada, fazendo com que você economize. Confira quais:

2.1. Tenha cuidado ao dirigir

O modo como você dirige o carro e as ruas por onde passa também desgastam o sistema de suspensão do veículo. Portanto, evite ruas muito esburacadas e não passe em lombadas e buracos em alta velocidade.

2.2. Não exceda o peso

Carregar mais peso do que o veículo comporta, seja por excesso de passageiros ou carga excessiva na carroceria ou bagageiro, também compromete a durabilidade da suspensão do carro.

2.3. Equilibre o bagageiro

Quando for viajar, coloque os objetos mais pesados no centro e distribua o restante nos lados, equilibrando o peso. Não concentre o peso somente em um lado do bagageiro, pois o desequilíbrio das bagagens pode fazer com que o carro apresente mudanças na estabilidade.

3. Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

O alinhamento e o balanceamento do veículo contribuem para prevenir o desgaste prematuro dos amortecedores, portanto, mantê-los em dia também ajuda a prolongar a vida útil da suspensão.

Quando for a uma oficina fazer esse serviço, peça para que o mecânico dê uma olhada na suspensão do carro, procurando por vazamentos ou sujeira nas hastes. Eles são indícios de que há algo de errado com a suspensão.

4. Fique atento a problemas comuns

Uma maneira de averiguar o estado da suspensão em casa é o chamado empurrãozinho: basta empurrar para baixo, com bastante força, um dos cantos do carro.

Se a carroceria oscilar mais de duas vezes antes de voltar ao normal, significa que os amortecedores não estão desempenhando corretamente seu papel.

5. Faça a troca do conjunto todo

A suspensão é composta por amortecedores e molas e, muitas vezes, os motoristas trocam somente os amortecedores e se esquecem das molas. Porém, essa prática não traz economia, uma vez que, se algum dos dois apresentar desgaste, comprometerá  funcionamento do outro componente.

Agora que você aprendeu sobre os cuidados que deve ter com a suspensão do carro, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de vários outros assuntos!