Blog da Orca

Confira todos os itens de uma manutenção preventiva e corretiva para viagem

Todo mundo sabe que viajar é uma delícia. Trata-se de um momento de descontração em que todos os problemas do cotidiano são deixados de lado, mas para que o plano siga perfeitamente é preciso que o carro esteja em ordem. Uma surpresa desagradável no meio do caminho pode colocar todo o planejamento das férias por água abaixo e para que isso não aconteça é preciso realizar uma revisão no veículo antes de pegar a estrada. Confira os itens que você precisa checar para viajar sem dores de cabeça!

Itens obrigatórios

Existem alguns itens dentro de um carro que têm sua utilização imposta pela lei. São peças geralmente ligadas à segurança do motorista e dos passageiros, tais como cinto, pisca alerta, limpadores de para-brisa e extintor de incêndio (que deve ser do tipo ABC). Se algum destes itens não estiver em perfeito estado, a fiscalização rodoviária pode aplicar multa e até mesmo apreender o veículo ou proibir a circulação até que a situação seja controlada.

Combustíveis e lubrificantes

A qualidade do combustível e do óleo utilizado pode alterar o desempenho do carro, além disso, mesmo os fluídos de boa qualidade também deixam suas marcas e, por isso, é necessário ficar de olho nos filtros de óleo e combustível. A troca destes itens deve ser feita de acordo com a orientação indicada no manual. No caso do óleo, a substituição é mais frequente, o que exige que o motorista fique atento ao adesivo que fica no canto do vidro da frente. Ele indica quando deve ser feita a próxima troca de óleo. Uma forma de evitar danos à mecânica do carro é sempre abastecer em postos que garantam a qualidade do combustível e nunca deixar a gasolina ou álcool muito tempo parados dentro do tanque.

Alinhamento, balanceamento e pneus

O alinhamento das suspensões e o balanceamento das rodas influencia muito na dirigibilidade de um carro. Quando tudo está em ordem, a condução é mais fácil e não há desgaste de peças. Antes de longas viagens é bom dar uma passada na oficina e conferir tudo, inclusive a condição dos pneus, que não podem estar carecas.

Freios

Problemas de freio podem colocar a sua vida em risco, por isso é bom não descuidar da condição dos discos e pastilhas de freio. Fique atento a barulhos que possam surgir durante a frenagem ou caso a distância para frenar aumente consideravelmente — estes são alguns sinais de que os freios precisam de manutenção urgente!

Sistema de resfriamento

O radiador e o líquido de resfriamento são os responsáveis por realizar a troca de calor debaixo do capô. São eles que vão regular a temperatura interna e impedir que o motor superaqueça, algo que pode ser irreversível. Confira o estado do radiador, cheque se não há vazamentos e reponha o líquido de resfriamento sempre que o nível estiver baixo. Alguns carros utilizam apenas água ou uma mistura dos dois, por isso, fique atento às recomendações do manual do proprietário.

Ferramentas

Em caso de emergência é bom ter em mãos o triângulo, a chave de roda e o macaco. Estes equipamentos auxiliam na hora de resolver problemas mais leves, como um pneu furado, por exemplo e, por isso, é bom conferir se estão todos dentro do carro e em perfeitas condições.

Não há segredos para realizar a manutenção preventiva e corretiva, basta ficar de olho nas datas de troca e nas alterações que o carro pode sofrer durante a rodagem. Antes de dirigir por muito tempo é bom verificar se o automóvel está em boas condições e não oferece perigo para condutores e passageiros! Você costuma sempre fazer a manutenção preventiva do seu automóvel? Conte para a gente através dos comentários!