Blog da Orca

Conheça 6 tecnologias para carros sustentáveis

De uns anos para cá, é possível ver um número cada vez maior de carros sustentáveis nas ruas de todo o mundo, e o Brasil não fica de fora. A poluição e o cuidado com o planeta são assuntos cada vez mais levados a sério, e muitos consumidores estão procurando carros que utilizem formas de combustível alternativas, além de outros itens sustentáveis.

 

Vamos mostrar aqui algumas tecnologias disponíveis para quem tem ou está procurando por um veículo com essas características.

1. Motor elétrico ou híbrido

Um dos grandes chamarizes dos carros sustentáveis. Apesar de o país ainda não contar com uma infraestrutura adequada para esse tipo de veículo, é difícil não prever o futuro com grande parte da frota sendo desses modelos. Além de emissão zero, ou próximo a isso, carros estrangeiros com motor elétrico ou híbrido são isentos do imposto de importação, e os veículos desse tipo que serão produzidos aqui poderão não pagar IPI. Além disso, ajudam a diminuir a poluição sonora, pois são extremamente silenciosos.

2. Sistema Start & Stop

Esse item já é encontrado em grande parte dos veículos sustentáveis, pois ajuda tanto na redução de emissão de poluentes quanto no consumo de combustível. Consiste em desligar o carro quando há diminuição da velocidade até o veículo parar e somente religar quando o motorista tira o pé do freio e volta a acelerar.

3. Componentes reciclados em carros sustentáveis

Já contamos aqui com carros que têm componentes reciclados, como o plástico, usados em bancos e volantes, e em alguns casos até na estrutura do veículo. Já existem também tapetes feitos a partir de garrafas pet recicladas e rodas de plástico industrial, bem mais leve que o alumínio. Como são biodegradáveis, com o fim da vida útil do carro, a decomposição rápida ou reaproveitamento dessas partes garantirão a ajuda ao meio ambiente.

4. Iluminação em LED

Vários modelos já contam com lanternas e faróis em LED, e isso é fácil de explicar. Além da economia de energia, que pode chegar a 70%, eles iluminam muito melhor e não esquentam.

5. Freios regenerativos

Pense bem em quantas vezes você utiliza os freios de seu carro em um único dia. E lembre-se de que todas as vezes esse ato libera energia cinética. Então, por que não aproveitá-la? Alguns modelos já contam com essa tecnologia, reservando essa energia na bateria, que faz o carro se mover. Ela também pode ser adaptada para carros equipados com motores tradicionais; nesse caso, a energia liberada é guardada na bateria comum, utilizada somente para a parte elétrica.

6. Motor a hidrogênio

Apesar de ainda não ser disseminado, esse deve ser o combustível da maioria dos veículos no futuro. Fabricar um carro com um motor desse tipo ainda é caro, o próprio hidrogênio não é barato, mas pensando que ele é o elemento mais encontrado no universo, e sua queima é limpa, teremos com certeza, em alguns anos, carros movidos a ele como os mais populares.

A preocupação com o bem-estar e o futuro deve ser de todos, e certamente um importante segmento como o de veículos não ficaria de fora. Listamos aqui algumas tecnologias presentes nos carros sustentáveis, e com certeza teremos um aumento significativo desses modelos daqui pra frente.

E você, considera esse tópico importante na hora de escolher seu carro? Compartilhe sua opinião conosco.

Imagem: glo.bo/575.ref.