Blog da Orca

Conheça alguns truques para dirigir em terrenos diferenciados

Durante uma viagem, podemos enfrentar várias surpresas. E dirigir em terrenos com areia, lama, terra e água podem ser uma delas. Para evitar que o seu momento de lazer se transforme em um pesadelo, é fundamental que você siga à risca algumas dicas, pois, para cada tipo de terreno, existem alguns truques que lhe ajudarão a dirigir com segurança e tranquilidade. Quer conhecer alguns desses truques? Continue acompanhando o nosso post e confira!

Água

Para atravessar um trecho que contém água, recomendamos que você avalie a profundidade do local. Para garantir a sua segurança e dos outros passageiros, não prossiga viagem se a água estiver ultrapassando a metade da altura das rodas.

No entanto, é importante ressaltar que, se o automóvel for 4×4, esse limite é maior. Dentre todos os trechos que destacaremos neste post, este é o que o motorista deve ter mais atenção, pois, caso a água penetre no motor pelo respiro de ar, você não conseguirá concluir a travessia e o motor, provavelmente, ficará danificado.

Areia

Em terrenos que contenham areia, é importante que o motorista verifique, antes de seguir viagem, as características do local. Isso é muito importante porque há areias de vários tipos. Para se ter uma ideia, existem areias finas, compactas, dunas, molhadas ou secas. A regra é clara: quanto mais solta for a areia, menor será a aderência do piso e a capacidade de tração dos pneus. Devido a esse fator, para as trilhas de areia, é recomendável automóveis com tração 4×4, que distribui melhor a força do motor e potencializa a aderência.

Ao trafegar em trechos mais curtos de duna ou trilha, recomendamos que você inicie o trajeto com o veículo “embalado” para impedir que ele atole. Já nos trechos mais longos, o ideal é dirigir com a marcha reduzida.

Lama

Fique atento: a aderência na lama é muito menor. Devido a esse fator, evite escorregar. Para isso, antes de trafegar em terrenos que possuem lamas, indicamos que você caminhe pelo local, com a ajuda de uma vara, para verificar se há profundidade de buracos, pedras e outros obstáculos que, geralmente, estão escondidos no trecho.

Ao escolher os pneus, opte pelos de uso misto, porque eles foram fabricados exclusivamente para esse formato de terreno. Para reduzir as chances de o seu veículo atolar, evite trafegar com excesso de bagagem.

Terra

Estradas de terra têm pouca aderência. Nesse caso, para garantir a estabilidade, o mais indicado é um automóvel com tração nas quatro rodas. Ao trafegar com seu veículo em trajetos com terra solta ou com pedriscos na pista, diminua a velocidade. Não se esqueça desse detalhe porque a estabilidade na direção poderá ficar comprometida caso você dirija em alta velocidade. Em caso de chuvas, reduza a velocidade.

Na terra molhada, a aderência dos pneus é menor. Em função disso, permaneça com a tração 4×4 engatada e use uma marcha mais reduzida. Nesse tipo de ambiente, se chover em trajetos com descidas e subidas acentuadas, utilize a primeira ou segunda marcha. Além disso, recomendamos que você acelere somente o suficiente para movimentar o seu automóvel.

Lembre-se: não importa se você vai dirigir em terrenos com areia, lama ou terra, faça a revisão do seu automóvel para evitar problemas na estrada.

E você, já enfrentou alguma situação curiosa em terrenos diferenciados? Como saiu dessa situação? Compartilhe com a gente através dos comentários!