Blog da Orca

Consumo do carro: verdades e mitos sobre o combustível

Para manter um automóvel bem conservado e em perfeito funcionamento, é preciso ter certos cuidados. Além das revisões programadas, limpeza aos fins de semana e outras precauções, o combustível também deve ser um tópico importante para o motorista prestar atenção. Afinal, alguns hábitos aumentam o consumo do carro, sendo necessário ficar atento para adotar uma postura mais econômica.

Em meio a tantas informações, no entanto, é natural que alguns fatores sejam distorcidos, causando confusão para os motoristas. Para solucionar isso, no post de hoje você vai conferir algumas verdades e mitos sobre o consumo de combustível. Acompanhe!

“Aditivos reduzem o consumo do combustível”

Mito. Ao abastecer seu automóvel com gasolina aditivada, ele não passa a economizar combustível. Os aditivos presentes na gasolina servem para limpar os resíduos que ficam acumulados na câmara de combustão do motor, permitindo assim seu pleno funcionamento.

“Manutenção em dia permite controlar o combustível”

Verdade. Quando você coloca a manutenção do seu carro em dia, o consumo de combustível passa a ser mais eficiente. Isso permite a você um controle melhor da situação, evitando surpresas com panes secas ou um veículo beberrão.

Por isso, faça todas as revisões programadas pelo fabricante do seu automóvel e substitua as peças que são necessárias dentro dos seus respectivos prazos de validade.

“Pneus mal calibrados fazem o carro gastar mais”

Verdade. O manual de instruções recomenda a calibragem correta para os pneus do seu automóvel. Use essa informação para economizar no combustível, pois pneus calibrados de forma inadequada aumentam o atrito com o chão. Isso faz com que o motor seja forçado a trabalhar mais para que o carro atinja a velocidade que você pede enquanto acelera.

“O ar-condicionado não afeta diretamente no consumo”

Mito. Ligar ou não ligar o ar-condicionado? Eis a questão. A escolha é sua, porém esteja consciente de que o uso desse aparelho infelizmente acaba afetando o consumo de combustível do seu automóvel.

Isso acontece porque ele possui um compressor que é acionado por meio de uma correia conectada diretamente à polia do motor. Ou seja, cada giro do motor é utilizado tanto para dar potência ao seu carro quanto para fazer o ar-condicionado funcionar.

“Vidros abertos aumentam o consumo do carro”

Verdade. Isso ocorre principalmente nas estradas, quando os veículos alcançam altas velocidades. A entrada excessiva de vento pelas janelas abertas faz com que o automóvel perca a aerodinâmica. Por causa disso, o carro funciona como uma bolsa de ar que acaba exigindo mais e mais força do motor.

“Carro com motor flex: você sempre deve abastecer alternando combustível”

Mito. Carros com motores flexíveis — mais conhecidos como flex — foram programados para receber dois tipos de combustíveis: álcool e gasolina. Mas isso não significa que o motor exija abastecimento alternado entre eles, pois não há vícios em relação a um ou outro.

“Andar com o carro na reserva prejudica o sistema”

Verdade, e abastecer o carro aos poucos também prejudica o consumo de combustível. Afinal, se o nível estiver baixo demais e o motor possuir muitas impurezas, você pode até acabar ficando na mão (a pé, na verdade) se elas forem direcionadas para as engrenagens.

Como você viu, em cada uma das explicações acima existe uma dica para fazer a diferença na performance do seu veículo. Por isso, é importante que você esteja sempre atento a elas e não deixe de segui-las.

Agora que você já sabe como otimizar o consumo do carro, pode seguir viagem tranquilamente! Mas antes, que tal seguir nosso perfil nas redes sociais e ficar por dentro de outras dicas e novidades sobre o mundo automobilístico? Nos vemos por lá!