Blog da Orca

Cuidados com o carro: o que fazer na chuva com granizo?

Comum nos períodos do ano com dias mais quentes, a chuva de granizo é um conhecido vilão dos motoristas no Brasil e, por isso, demandam alguns cuidados com o carro. Se você é apaixonado pelo seu veículo, com certeza preza para que ele esteja com a mecânica e com a estética sempre em dia. Logo, ter os vidros, lataria e a pintura danificadas não é uma opção sequer aceitável, certo?

Você sabe o que fazer quando seu carro for atingido por uma chuva de granizo? Será que o seguro cobre os danos? Qual tipo de profissional procurar? Descubra a resposta dessas e de outras perguntas no texto a seguir.

Como e por que ocorre uma chuva de granizo?

Esse fenômeno acontece quando há um encontro de ar quente com as temidas nuvens de tempestades — aquelas mais escuras —, fazendo com que as gotas de água sejam levadas para alturas superiores a das nuvens e com menor temperatura.

Isso causa o congelamento e a união com outras partículas que dão o peso e a força suficiente para caírem em direção ao solo.

Como proteger o seu automóvel?

Essa é uma tarefa que pode ser um pouco complicada, já que não é possível saber quando vai ocorrer uma chuva de granizo. No entanto, alguns cuidados — e muita calma! —  podem salvar o seu carro de danos, caso seja atingido por alguma pedra de granizo enquanto dirige.

Dê preferência por estacionar seu carro em locais cobertos. Isso evita, em caso de chuvas de granizo, um impacto direto com a lataria e com os vidros do veículo, Além disso, é muito importante procurar um local coberto para se proteger e nunca ficar estacionado embaixo de árvores, já que, durante as chuvas de granizo, elas possuem mais potencial de quedas.

Afinal, o seguro cobre ou não?

Essa talvez seja a maior dúvida dos motoristas quando o carro é danificado em uma chuva de granizo, que, embora seja polêmica, é bem fácil de ser respondida. Basta verificar em sua apólice de seguro se há cobertura de danos ocorridos por agentes da natureza.

Em geral, a maioria das seguradoras oferecem esse tipo de cobertura junto à “cobertura básica” (descrita como cobertura compreensiva), que é a mesma responsável por furtos, roubos, colisões, incêndios, alagamentos e explosões.

O que fazer se o carro for danificado?

Mesmo que você tome todos os cuidados com o carro, é possível que ocorram danos na parte externa do veículo após uma chuva de granizo. Nessa situação, caso você possua seguro, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com a seguradora e verificar se a sua apólice oferece cobertura.

Em seguida, procure um centro automotivo que trabalhe com funilaria ou martelinho de ouro para uma avaliação e orçamento. Assim, você pode definir qual é a melhor alternativa: pagar a franquia do seguro ou o conserto diretamente com o prestador.

Pronto! Essas foram as principais informações sobre o assunto! Você já passou por uma chuva de granizo com o seu carro? Como resolveu a situação? Conta pra gente nos comentários.