Blog da Orca

Deixe seu carro preparado para o verão com essas 4 dicas

Depois de um ano super puxado, nada melhor do que preparar a mala, comprar um bom filtro solar e cair na estrada para entrar com tudo na estação mais quente do ano. Mas, para que as suas férias não acabem em furada, é muito importante deixar o seu carro preparado para enfrentar altas temperaturas. No post de hoje você vai conferir como fazer com que seu veículo funcione bem, seja debaixo da chuva ou do sol:

Tenha atenção com o radiador

O superaquecimento do motor é uma anomalia que deve ser evitada, pois pode danificar essa peça vital e gerar um prejuízo gigantesco. Como o seu veículo vai ser submetido a um calor intenso, verifique se a ventoinha está refrigerando o motor periodicamente. Cheque o nível de água e aditivo no radiador: no próprio reservatório há a indicação “máximo” e “mínimo”. O ideal é que o líquido esteja um pouquinho abaixo do máximo, pois ele tende a entrar em ebulição e precisa de espaço para expandir. Outro componente importante são as mangueiras, que, se não estiverem em bom estado, podem ressecar e estourar em plena viagem, obrigando você a parar o veículo no meio do caminho e chamar o reboque (se não quiser comprometer para sempre o seu motor).

Acrescente películas

Além de bloquearem a visão de ladrões curiosos sobre o que você leva dentro do carro, as películas do tipo insulfilm aplicadas nas janelas ajudam a moderar a temperatura interna do carro, impedindo que a radiação solar venha a deteriorar itens feitos de plástico no painel ou até mesmo o estofado dos bancos. A instalação desse produto é bastante simples, mas deve ser feita conforme as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que prevê multas altíssimas em caso de veículos que utilizam películas para escurecer totalmente os vidros.

Verifique os pneus

Temperaturas elevadas, absorvidas pelo solo, tendem a alterar a calibragem, pois aceleram o movimento das moléculas na parte interna dos pneus. Por isso, não se esqueça de calibrar os pneus com as libras indicadas no manual do veículo. Em viagens, os pneus traseiros devem ganhar algumas libras a mais, em função do porta-malas carregado. Sobretudo, procure calibrar apenas com os pneus frios, pois, com eles quentes, a medida do visor do calibrador corre sério risco de não bater com a realidade, por causa do grau de agitação das moléculas.

Esteja com a lavagem em dia

Para proteger a pintura e a lataria da radiação solar intensa durante o verão, o melhor a se fazer é lavar o veículo com uma frequência maior, de preferência encerando e polindo com produtos especiais. Evite os lava-jatos, já que eles podem causar danos com seus rolos de cerdas repletas de resíduos. Se for dirigir na praia, é recomendável que, quando voltar das férias, você leve o veículo a uma oficina especializada em lavagem de motores para limpar a areia acumulada e outros detritos que podem comprometer o desempenho dos componentes do motor.

Na hora de viajar em pleno verão, tão importante quanto deixar o carro com tudo em cima é priorizar o seu bem-estar. Por isso, jamais se esqueça de checar se o ar-condicionado do veículo está devidamente regulado e deixe para suar apenas quando já estiver com os pés na areia e a brisa do mar batendo no rosto. Que tal?

Já está se sentindo mais preparado para encarar o verão sobre quatro rodas? Você também tem alguma dica importante? Compartilhe com a gente através dos comentários!