Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Descubra como funciona o sistema de freios ABS

Obrigatórios desde janeiro de 2014 para todos os veículos fabricados e comercializados no Brasil, os freios ABS (Sistema de Freio Antitravamento, em português) nem sempre foram bons conhecidos dos brasileiros. Eles evitam que as rodas travem e derrapem quando o condutor pisa nos freios bruscamente, garantindo que haja um correto controle sobre o automóvel.

Mas você sabe como funciona esse sistema, bem como quais são as diferenças entre ele e os freios convencionais? Continue lendo este post para aprender um pouco mais sobre esse equipamento de segurança. Boa leitura!

A importância dos freios ABS
Além dos benefícios mencionados, como a não derrapagem do veículo, graças aos freios ABS, o motorista pode desviar de obstáculos e vias enquanto freia, diminuindo a distância de parada em até 30%. Com isso, ocorre uma redução considerável no número de acidentes ocasionados pelo travamento precoce das rodas.

Além disso, sua utilização abre portas para a integração de outras tecnologias semelhantes, como o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade, em português) ou o EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em português).

Esses mecanismos, quando usados com o ABS, proporcionam o aumento significativo no domínio da trajetória do carro em diversos tipos de incidentes, como desníveis em situações de estrada molhada e/ou seca ou frenagens em curvas.

Vale ressaltar que apenas a obrigatoriedade do ABS não é suficiente para alcançar o nível de segurança adequado. O governo ainda precisa reavaliar as normas e regulamentações de segurança para atingir patamares condizentes com a realidade do trânsito.

Qual a composição dos freios ABS?
Esse dispositivo é constituído por sensores que acompanham a rotação de cada roda e as relacionam com a velocidade do carro. Ou seja, eles medem o circuito e transmitem essas informações para a área de controle do ABS.

Caso seja detectado que alguma das rodas está prestes a travar, ocorrerá a interferência instantânea da central, que conterá a pressão dos freios, o que garante que a roda não emperre, possibilitando uma frenagem mais segura.

Freios ABS X Freios a Disco
A grande diferença entre os dois mecanismos está na forma como acontece o bombeamento do fluído nas pastilhas.

Como visto acima, o ABS conta com um sistema que impede que o veículo pare imediatamente, evitando derrapagens. Nessa situação, o condutor corre menos riscos, pois tem o controle total do carro.

Já o freio a disco paralisa toda as rodas do automóvel assim que o pedal é acionado, o que ocasiona a derrapagem e a ocorrência de acidentes graves.

Outra diferença entre eles é o atrito com o solo. Enquanto o ABS conta com atrito estático  — que proporciona um espaço menor de frenagem, reduzindo as chances de colisão —, o freio a disco possui atrito cinético — que não permite que o motorista desvie do obstáculo com sucesso.

Ainda que os carros com freios ABS apresentem maior segurança, é necessário estar sempre atento e, ao dirigir em estradas perigosas, a melhor solução é sempre diminuir a velocidade. Ou seja, a tecnologia do sistema é excelente, mas o funcionamento correto também depende do condutor. Pense nisso!

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite o gancho desta leitura e descubra como funciona o controle de estabilidade!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também