Blog da Orca

Entenda a importância de calibrar os pneus do carro com frequência

Manter o seu veículo apresentável e com a mecânica em dia demonstra o cuidado e a paixão pelo seu investimento. No entanto, uma prática que às vezes é deixada de lado pela maioria dos condutores é a verificação da calibragem dos pneus.

Calibrar os pneus do carro influencia muito em seu comportamento durante a condução. O esquecimento ou a negligência pelo mesmo poderá ocasionar vários danos ao veículo, assim como causar acidentes. Neste post, entenda a importância dessa prática e conheça alguns cuidados que você pode tomar para evitar problemas futuros:

Por que devo calibrar os pneus do carro regularmente?

Primeiramente, a calibragem ajuda a manter a vida útil dos pneus, fazendo com que você economize e mantenha a segurança de todos que utilizam o veículo. A estabilidade do carro fica comprometida sempre que a calibragem não está adequada.

Ao fazer a verificação, você estará zelando não apenas pela segurança de sua família, como também pela boa dirigibilidade do veículo.

Qual a maneira certa de fazer a calibragem no meu veículo?

Muitos proprietários nunca tiveram a curiosidade em verificar as informações contidas no manual do carro. Este guia contém, entre muitos outros dados, especificações sobre qual o tipo de óleo indicado e qual a quilometragem correta para sua troca.

Nele, você encontrará qual pressão deverá ser aplicada nos pneus nas mais variadas situações: para trafegar em zona urbana ou em rodovias, quando o veículo estiver vazio ou no limite de passageiros. Então fica a dica: consulte o manual!

Quando devo fazer a verificação da calibragem?

Alguns fabricantes indicam a verificação a cada 15 dias, mas essa é uma periodicidade bem relativa, que depende do uso do carro e o cenário que se encontra. Por exemplo, se o veículo já rodou mais de três quilômetros, os pneus já são considerados quentes para calibragem. Neste caso, segundo os manuais, você deverá calibrar com 5 PSI acima da pressão indicada a pneus que se encontram frios.

Caso já possua o hábito de calibrar semanalmente, indicamos que o faça logo pela manhã sem antes ter rodado com veículo, para que os pneus não estejam quentes. Caso não consiga, basta seguir as especificações descritas acima.

Quais as vantagens de calibrar os pneus com frequência?

Além de estar de acordo com as especificações do manual do veículo, você garante vários outros benefícios ao manter esse hábito. Conheça alguns deles:

Economiza combustível

Com a calibragem correta nos quatro pneus, o veículo distribui seu peso sobre as rodas fazendo com que a área de rodagem dos pneus esteja uniforme em contato com o solo. O carro fica sem resistência à rodagem e gasta menos combustível.

Caso a calibragem não esteja correta, a deformação dos pneus causará resistência ao veículo, forçando o mesmo a consumir mais combustível e consequentemente aumentará os gastos para manter seu carro abastecido. Vale a pena manter a calibragem em dia!

Garante a estabilidade do veículo

Sem calibrar os pneus do carro, sua estabilidade fica comprometida, o que é um fator perigosíssimo aos passageiros e ao próprio condutor deste veículo. Um pneu com calibragem abaixo do indicado pelo manual poderá estourar enquanto estiver realizando uma curva mais fechada, por exemplo.

Com a calibragem acima do indicado, seu veículo perde o conforto projetado pelas construtoras e sua estabilidade fica comprometida. Derrapagens nos momentos que você mais precisará do veículo poderão custar muito caro à sua própria segurança e no próprio bolso!

Evita o desgaste prematuro dos pneus

Muitos fatores podem levar ao desgaste prematuro dos pneus. A maneira mais simples para identificar se há algo errado com os pneus é o contato visual periódico. A falta de calibragem adequada poderá causar desgastes na parte central ou nas extremidades (de dentro e de fora).

Agora que você já sabe sobre a importância em calibrar os pneus do carro com frequência, crie uma rotina semanal para essa verificação! Além de salvar a sua vida e de sua família, também ajudará a economizar em combustível e com os próprios pneus.

Gostou do artigo? Então siga nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do mundo automobilístico!