Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Entenda como a largura do pneu influencia na estabilidade do carro

A fabricação de um veículo envolve muitos detalhes de projeto e engenharia que são fundamentais para o seu perfeito funcionamento. Questões que vão desde o formato aerodinâmico do automóvel até a simples abertura nas calotas fazem toda a diferença para que tudo funcione exatamente como planejado.

0000

A largura do pneu segue exatamente esse princípio, e a sua funcionalidade se aplica à estabilidade do carro. No post de hoje, você entenderá como isso é projetado e de que forma é possível identificar os pneus ideais para o seu veículo. Acompanhe!

Como a largura do pneu influencia na estabilidade
É tudo uma questão de física: quanto mais espaço de atrito a banda de rolamento do pneu possui com o solo, mais estabilidade o veículo terá.

A explicação para isso é até bastante simples. Basta pensar que, como a superfície de contato com o solo é maior, mais difícil será tirar o veículo de sua trajetória inicial — o que favorece o veículo se manter estável em retas e curvas.

Por que um veículo é projetado para ter pneus mais largos
Os pneus e as rodas ideais para cada veículo são calculados por meio de vários estudos de engenharia automotiva. Sabe-se que — até por uma questão de comparação nas ruas — quanto mais pesados os veículos são, ou quanto mais velocidade precisarem desenvolver, mais largos serão seus pneus.

Carros que precisam suportar uma grande quantidade de carga ou são feitos para correr necessitam de pneus mais largos para auxiliar na tração do veículo — e, consequentemente, evitar acidentes quando estiverem cumprindo suas funções originais.

Formas de identificar as diferentes larguras de pneus
As larguras dos pneus são facilmente identificáveis por meio dos números presentes nas laterais. Normalmente, aparecem no formato 165/70/R13, 175/70/R14, 185/70/R15 etc. Quanto maior o primeiro número, mais largo será o pneu.

Alteração dos pneus originais do veículo
No início do post, falamos a respeito de como é feito o projeto dos pneus que servirão para cada tipo de veículo, e como eles irão variar de acordo com as funcionalidades deste.

Caso deseje fazer a alteração da largura dos pneus do seu carro como forma de aumentar a estabilidade, faça isso em uma oficina especializada, pois outros itens também precisarão ser modificados de forma a aproximar mais o automóvel a um projeto integrado como um todo.

Desvantagens em alterar a largura do pneu
A procura pelas oficinas para que modificações no projeto original do veículo sejam realizadas é algo comum. Mas saiba que nem sempre investir em mudanças para melhorias de desempenho, conforto e estética irão trazer apenas vantagens. Veículos com pneus mais largos costumam ser mais “duros” para dirigir, além de consumirem mais combustível.

Outra questão importante, que envolve a segurança do motorista e passageiros, é que os carros com esse tipo de alteração estão mais passíveis a sofrer aquaplanagens em dias de chuvas fortes. Portanto, fique atento ao modificar a largura do pneu do seu veículo!

Quer receber mais conteúdos como esse e se manter sempre informado? Siga-nos nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000