Blog da Orca

Entenda quando é necessário limpar o tanque do carro

Limpeza de automóveis é algo que vai muito além da lavagem externa. Além da limpeza do interior do veículo, existem outras peças que também necessitam de cuidados de higiene, como os bicos injetores de combustível e o motor do carro. Até o final dos anos 90, outro item também figurava nesta lista: o tanque de combustível. Com o passar do tempo, as tecnologias de produção de combustíveis e de produção de motores à combustão fez com que esta limpeza passasse de um procedimento comum para algo que só deve ser feito em caso de necessidade. Confira no texto abaixo quando é necessário limpar o tanque do carro:

De olho no combustível!

Assim como um ser humano, o automóvel funciona melhor quando o “alimento” é de boa procedência. Combustíveis com garantia de qualidade não causam o acúmulo de resíduos no fundo do tanque do carro, além de serem mais econômicos. Alguns sintomas que o combustível de baixa qualidade pode causar são o engasgo do motor durante a aceleração e irregularidades quando estiver em marcha lenta. Procurar postos que garantem a pureza de seu combustível é a melhor maneira de evitar dores de cabeça e gastos com a manutenção. Caso o seu veículo apresente estes tipos de problemas, a limpeza do tanque pode ser a solução.

Não se esqueça do filtro

O filtro de combustível tem validade de 10 mil quilômetros e deve ser trocado sempre que esta marca for atingida. É ele quem faz a limpeza do combustível, garantindo que a sujeira não entre na injeção eletrônica. Esquecer-se de fazer a troca do filtro pode resultar em problemas no tanque do carro, e, por isso, fazer a manutenção periódica ajuda a evitar procedimentos mais trabalhosos, como a limpeza do recipiente de combustível.

Combustível parado

Se você vai deixar seu carro encostado por algum tempo, a melhor coisa a se fazer é utilizar a maioria do combustível que se encontra no tanque. Ao longo do tempo, os famosos resíduos vão se acumulando e isso poderá trazer desafios para o funcionamento do carro.

Rodando na reserva

O preço dos combustíveis tem assustado o consumidor que, por sua vez, passou a adotar um hábito prejudicial ao veículo: andar com o tanque do carro quase vazio. Por mais que esta pareça uma decisão econômica, ficar com o carro na reserva durante muito tempo deixa a bomba de combustível vulnerável à entrada das impurezas. Como a sujeira fica decantada no fundo do tanque, ao colocar pouco combustível, os detritos são diluídos em uma quantidade inferior ao recomendável e isto pode levar o dono do veículo a procurar uma lavagem de tanque de combustível.

Mesmo sendo um procedimento cada vez mais incomum, ainda existem vários deslizes que podem resultar na necessidade de limpeza do tanque. Este procedimento deve ser feito por uma equipe especializada pois exige a retirada do tanque de gasolina, além da utilização de produtos especializados para este tipo de serviço. Evitar a troca do tanque de combustível é mais fácil e mais barato do que realizar a manutenção da peça, por isso, fique atento aos itens mencionados acima e evite dores de cabeça.

Você já precisou limpar o tanque do carro? Então conte sua experiência no espaço de comentários!