Blog da Orca

Espelhamento da pintura: saiba como é feito

Para quem gosta de automóveis, ver o seu carro brilhando como novo é motivo de muito orgulho. Um veículo que possui uma pintura brilhante mostra como o seu dono é cuidadoso e caprichoso. Porém, manter o carro impecável é trabalhoso. Além disso, existem diversas técnicas que acabam confundindo os proprietários. Um desses métodos é o espelhamento da pintura.

Logo abaixo você saberá mais sobre essa inovadora maneira de proporcionar alto brilho para o seu carro. Acompanhe!

O que é o espelhamento da pintura?

É um método que tem como objetivo proporcionar mais brilho à pintura do automóvel. Por isso, a referência ao espelho no nome do procedimento. Outro objetivo é criar uma proteção a mais para a pintura. Esse efeito brilhante é alcançado ao eliminar pequenos riscos e impurezas, deixando a pintura totalmente nivelada. Depois, são utilizados produtos específicos que protegem o verniz e refletem a luz, alcançando um resultado incrível.

A durabilidade do resultado depende da cor do carro e dos cuidados do dono. Cores escuras tendem a perder mais rápido o brilho em comparação às cores claras. Além disso, caso o automóvel fique exposto à poeira, chuva, fezes de pássaros ou outros contaminantes, o brilho também durará menos. Porém, os resultados costumam ser notados por no mínimo 3 meses e no máximo 1 ano.

Como é feito?

O primeiro passo é efetuar uma lavagem completa do carro. Com a pintura limpa, será possível analisar melhor o estado geral do carro. Caso possua muitos riscos e manchas, será necessário fazer um pequeno lixamento seguido de polimento com massa para eliminar essas falhas.

Em seguida, é aplicada uma cera própria para o espelhamento da pintura. A função dessa cera é remover restos de sujeira deixados pelo processo anterior. Depois, é aplicado um lustrador. Esse produto é o responsável pelo alto brilho, acabando com os últimos riscos e imperfeições.

Para finalizar, é aplicado o teflon. O seu objetivo é criar uma camada antiaderente e muito lisa para evitar novos danos à pintura. Além disso, ele tem a função de proteger a pintura do sol.

Quais as vantagens?

As principais vantagens do espelhamento da pintura são:

  • proporcionar um brilho inigualável à pintura do carro, deixando-o com aspecto de zero km;
  • tirar os riscos e manchas da pintura;
  • proteger a pintura contra novos danos;
  • não agredir o verniz da pintura, se o procedimento for corretamente realizado;
  • valorizar o carro em uma futura venda.

Quais as desvantagens?

Como única desvantagem, aparece o preço do procedimento. Por demandar mão de obra qualificada e produtos importados, as empresas especializadas costumam cobrar entre 350 e 550 reais para carros pequenos e médios e de 500 a 700 reais para carros grandes, SUVs e picapes. Porém, é um custo que vale a pena.

Quais as diferenças entre o polimento e a cristalização da pintura?

O polimento é um processo bem diferente do espelhamento da pintura. Ao polir um veículo, o objetivo principal é retirar pequenos riscos e manchas. O processo é feito por meio de lixas muito finas e massas abrasivas que têm o poder de tirar a camada da pintura que está defeituosa. Depois, é aplicado o polidor para dar brilho novamente à pintura.

Quando a pintura está muito desgastada, o polimento é o mais indicado. Caso o dono queira um alto brilho nessa pintura, será necessário fazer o espalhamento ou a cristalização após o polimento.

Comparando a cristalização com o espalhamento da pintura, pode-se dizer que são técnicas muito parecidas. A primeira alcança um efeito brilhante com a aplicação de uma camada de resina. No segundo método, o alto brilho é conseguido por meio de ceras especiais.

As técnicas acima demandam profissionais qualificados e de confiança e ferramentas adequadas. Além disso, é preciso lavar o carro com capricho para eliminar toda a sujeira e proteger borrachas, cromados e peças plásticas para evitar riscos e manchas nessas peças.

Agora que você já sabe tudo sobre espelhamento da pintura, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro das últimas novidades do mundo automotivo!