Blog da Orca

Fique atento na hora de trocar as pastilhas de freio

Importantes para a sua segurança e a do veículo, as pastilhas de freio compõem o sistema de freio a disco e devem ser substituídas com uma determinada frequência, uma vez que o uso do automóvel faz com que elas se desgastem. Ao acionarmos o freio do veículo, são elas que pressionam os discos de freio para que o carro pare. É nesse contato que ocorre o desgaste.

Quando as pastilhas de freio estão desgastadas, o veículo perde a certeza da frenagem perfeita, uma vez que elas não pressionam corretamente o disco de freio. Saber o momento certo de trocá-las é essencial para a manutenção do veículo e a sua segurança.

Separamos três dicas para que você identifique o momento correto para a substituição das pastilhas de freio. Confira!

Indicador de desgaste de pastilhas de freio

Os modelos mais recentes de automóveis contam com equipamentos mais modernos, como, por exemplo, o indicador de desgaste de pastilhas de freio. Esse equipamento informa ao motorista no painel o momento certo em que pode procurar um serviço especializado para efetuar a troca das pastilhas de freio.

Como esse dispositivo que avisa ao motorista o momento certo de trocar as pastilhas de freio é mais recente e está disponível em poucos modelos de automóveis, você pode identificar o período correto por outras formas.

Ouça atentamente os barulhos que o seu veículo emite

As pastilhas de freio possuem um indicador de desgaste que emite um ruído metálico ao entrar em contato com o disco de freio. Ouvir esse barulho quando estiver usando o freio do carro é sinal de que as pastilhas já podem estar desgastadas.

Se isso acontecer, procure uma oficina mecânica para fazer a confirmação e efetuar a troca das pastilhas de freio do seu automóvel. As chances de isso acontecer são maiores quando o automóvel já ultrapassou a marca dos trinta mil quilômetros rodados.

Fique de olho nos números do painel do seu automóvel

Indica-se uma revisão nas pastilhas de freio entre a cada cinco e dez mil quilômetros rodados. A troca obrigatória ocorre entre os trinta e os quarenta mil quilômetros rodados, uma vez que nessa fase de utilização do carro elas estão confirmadamente desgastadas.

A substituição das pastilhas de freio nos momentos certos da vida útil do seu automóvel proporciona segurança e economia para você, uma vez que a troca delas não possui um alto custo se compararmos com a substituição dos discos de freio, que podem ser danificados caso as pastilhas não sejam trocadas.

Procedimento simples e barato, a troca das pastilhas de freio faz parte da rotina do automóvel. Para mantê-las em boas condições e prolongar sua vida útil, use somente as peças que são indicadas pela fabricante do seu veículo.

Ao substituí-las, verifique com o profissional que fará a troca a possibilidade de fazer a retificação do disco de freio. Isso deixará sua superfície lisa por igual, fazendo o sistema de freio trabalhar em perfeitas condições. Além disso, mais prudência no trânsito. Use a direção defensiva e evite freadas bruscas, pois elas comprometem as pastilhas de freio.

Você já fez a substituição das pastilhas de freio do seu automóvel? Conte para a gente o que achou do preço, tempo de serviço e como a troca delas melhorou no desempenho do seu carro!