Blog da Orca

Fique por dentro dos acessórios que melhoram a aerodinâmica do seu carro

Você provavelmente está se perguntando: o que essa tal de aerodinâmica tem a ver comigo? Bom, aerodinâmica não é só assunto para físicos ou pilotos de Fórmula 1. Na verdade, ela interfere no seu dia a dia mais do que você imagina! Basta entrar no seu carro para perceber que o design de alguns dos componentes foi projetado de acordo com as regras da aerodinâmica, ou seja, de forma a deixar o veículo mais apto e veloz para cortar o que a ciência convencionou como “parede de ar”.

Os acessórios aerodinâmicos, tal como aerofólios e spoilers, foram feitos para favorecer a força de arrasto dos automóveis contra o fluxo de ar. Muitas pessoas acham esses elementos estranhos e disfuncionais, mas a realidade é que eles fazem grande diferença no desempenho do carro. Basta saber que, se esses acessórios forem instalados incorretamente, podem fazer com que o veículo perca pressão aerodinâmica, tendo mais dificuldade para acelerar e consumindo mais combustível.

Entendeu agora porque engenheiros de grandes montadoras do mundo inteiro se empenham em pesquisas inacabáveis para testar e melhorar a aerodinâmica de novos modelos de carros de passeio, esporte e, principalmente, os carros de corrida? Agora que você já sabe da importância da aerodinâmica para a indústria automobilística, conheça os principais acessórios capazes de dar um “up” na potência e na aparência de qualquer carro!

Aerofólios

Um dos opcionais mais vendidos pelas concessionárias, o aerofólio é um equipamento que tem como principal finalidade a redução da turbulência, por isso funciona como se fosse uma asa de avião, só que de maneira invertida. Em alguns carros de passeio, os aerofólios servem para dar mais velocidade, em outros para conceder mais estabilidade.

Spoilers

“Spoiler” significa, em tradução livre, “estragar” ou simplesmente, “cortar o barato”! No caso, o spoiler corta o barato é da corrente de ar, tanto na parte frontal do carro quanto na traseira. Esse acessório diminui a passagem de ar sobre a carroceria e coordena o fluxo de ar atrás do automóvel. Os spoilers também são bastante usados como recursos para esconder elementos mecânicos que podem comprometer a aerodinâmica.

Volantes esportivos

Assim como aerofólios e spoilers, os volantes esportivos conferem uma característica mais descolada e moderna para o veículo, sem contar o conforto que traz para o motorista. Além de darem mais agilidade na condução, os volantes esportivos personalizam o ambiente interno, podendo ser adquiridos em várias opções de acabamento, como couro, aço, inox ou em detalhes cromados. Acessório ideal para quem gostar de tirar uma onda em cima de quatro rodas!

Além desses acessórios básicos, os formatos mais “suaves” e arredondados em itens como para-choques, retrovisores e faróis podem afetar positivamente na aerodinâmica de qualquer veículo. Prova disso é que engenheiros normalmente desenham a carroceria de diversos modelos pensando justamente nisso. Sem contar que um carro potencialmente aerodinâmico certamente apresentará maior valor de mercado e um conforto muito maior para o proprietário.

E então, você está pronto para equipar seu carro com esses itens aerodinâmicos? Compartilhe com a gente a sua opinião através do espaço de comentários!