Blog da Orca

Híbrido popular: o futuro dos transportes a preços acessíveis

Carros híbridos são aqueles que contam com um motor de combustão interna movido à gasolina associado a um motor elétrico. Com isso, existe um esforço menor a ser realizado pelo motor de combustão, o que leva a uma economia de combustível. Além de consumir menos, esse veículo também emite menos poluentes e por isso é conhecido como um veículo sustentável.

A tecnologia, entretanto, tem um preço mais elevado ― ou, pelo menos tinha, já que a GM criou o termo “híbrido popular”. Saiba a seguir o que significa essa ideia e por que ela promete ser o futuro dos transportes!

O híbrido popular

O termo “híbrido popular” foi cunhado pela GM durante a apresentação do Chevrolet Bolt EV em Las Vegas no começo de 2016.

A intenção da montadora é trazer um carro híbrido que ofereça todas as suas vantagens, mas que não seja tão caro. Dito como com um preço “acessível”, o híbrido popular da Chevrolet vai custar a partir de 30 mil dólares. A questão, entretanto, é que o Bolt EV é, na verdade, um compacto elétrico. Ou seja, muito mais do que híbrido, ele é totalmente elétrico e promete o máximo de eficiência para a categoria.

Seu adjetivo popular também reside no fato de que com apenas uma recarga ele será capaz de percorrer cerca de 320 km, o que tornará o seu uso mais fácil, mais prático e mais barato.

Com isso, a intenção da GM é democratizar, tanto quanto possível, o acesso a veículos híbridos e elétricos, garantindo que seus volantes estejam também nas mãos das massas.

As propostas da GM

O Bolt EV, entretanto, não é a única proposta da GM, que também conta com o Volt 2016. Enquanto o Bolt EV surge como uma inovação na linha da marca, o Volt 2016 é a versão atualizada do carro híbrido da GM.

A nova versão apresentada do Volt conta com um design muito arrojado e ambos contam com o máximo de tecnologia para garantir uma experiência de direção diferenciada. Com controle por aplicativos e um sistema de navegação especial, por exemplo, esses veículos garantem que a direção seja mais segura e também mais eficiente.

O mercado de híbridos no Brasil

No Brasil, o uso de híbridos ainda é um pouco tímido, especialmente devido ao preço praticado no país graças aos valores da importação. Para o híbrido popular, como o Bolt, isso tende a mudar, já que em 2015 o Governo diminuiu o imposto de importação desse tipo de veículo de 35% para uma faixa que vai de 0 a 7%.

Com uma necessidade cada vez maior de investir na sustentabilidade, o esperado é que pouco a pouco os híbridos comecem a ganhar mais espaço na frota brasileira, garantindo economia e eficiência. A diminuição dos preços também tende a funcionar como um incentivo para que o híbrido popular esteja cada vez mais presente nas ruas e estradas brasileiras.

O conceito de híbrido popular diz respeito à possibilidade de que cada vez mais pessoas tenham acesso a esse tipo de tecnologia mais sustentável. Com isso, esse tipo de veículo caracteriza-se como o futuro dos transportes porque alia preços progressivamente acessíveis a um menor consumo e exploração do meio ambiente.

Quer saber tudo sobre carros? Então curta a nossa página no Facebook e fique de olho nas atualizações!