Blog da Orca

Passo a passo para aprender a estacionar de ré

Muitos motoristas relutam em realizar a baliza porque acreditam que esta é uma prática mais difícil quando comparada às outras formas de estacionar. Se você tem dificuldade, acompanhe o passo a passo feito neste post e comece a praticar com o seu Chevrolet! 

Passo a passo 

Ao avistar um espaço suficiente para o tamanho do seu Chevrolet, reduza a velocidade, dê a seta para o lado que você vai parar e verifique seu ponto cego para a direção que vai estacionar. 

1 – Alinhe seu carro ao lado do carro que ficará à frente do seu quando ele estiver estacionado. Avance de forma que você fique meia roda à frente desse veículo; 

2 – Gire todo o volante para a direita; 

3 – Engate a marcha à ré e vá aos poucos para trás. Imagine uma linha imaginária saindo do para-choque da traseira do carro da frente. Assim que a frente do seu veículo ultrapassar essa linha, pare.  

4 – Verifique no retrovisor da direita se consegue ver o farol dianteiro direito do carro que está atrás. Se não, recomece o processo. Se sim, passe para a etapa seguinte. 

5 – Agora gire o volante para o sentido contrário até o fim e, em seguida, deixe o veículo voltar para trás. 

6 – Finalize girando o volante de forma que as rodas da frente fiquem retas. Coloque na primeira marcha e vá alguns centímetros para frente com o cuidado de não ficar excessivamente próximo ao carro da frente. 

O passo a passo deve ser o ensinado acima mesmo quando o que estiver estacionado à frente for uma motocicleta, porque o que se leva em conta é o alinhamento da traseira e da frente do seu carro com o limite da frente do espaço a ser estacionado. 

E se eu precisar estacionar do lado esquerdo? 

O passo a passo é o mesmo! O que muda é a direção para a qual o volante precisará ser girado. Assim, quando já estiver com o carro alinhado um pouco à frente do veículo ao lado, vire o volante para a esquerda. 

E para verificar se já é o momento de parar o veículo, olhe para o retrovisor da direita e veja se o farol dianteiro esquerdo do carro de trás está visível. 

Em seguida, vire o volante todo para a direita e entre na vaga. 

Agora basta praticar no seu Chevrolet. Se ainda não comprou o seu, confira as ofertas da Orca e entre o semestre de carro novo! 

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram