Blog da Orca

Pneus de carro: tire aqui suas dúvidas!

Literalmente, os pneus suportam todo o peso de um carro, deixando o veículo sempre no chão, garantindo estabilidade e conforto para todos os ocupantes. Além disso, são itens primordiais para a segurança de um automóvel e que não podem ser deixados de lado pelos proprietários.

Por isso, neste post, vamos tirar suas dúvidas sobre os pneus de carro. Vamos lá?

Como conservar os pneus?

Os fabricantes recomendam uma calibragem semanal, geralmente quando os pneus estiverem frios, rodados no máximo 3 km. Dê preferência a um mesmo calibrador, para que a pressão tenha uma referência única.

O rodízio deve ser efetuado aproximadamente a cada 10 mil km, mas pode ser adiantado ou postergado de acordo com o uso do veículo. Faça sempre o alinhamento e o balanceamento a cada rodízio para garantir maior durabilidade e melhorar a dirigibilidade do seu carro.

Quando trocar os pneus?

O pneu é um elemento que demora mais tempo para ser trocado, que varia com o tempo e com as condições de uso. Caso as manutenções sejam feitas, eles podem chegar até os 40 mil km. Porém, se não forem, a durabilidade pode cair para a metade.

Fique atento ainda ao indicador de desgaste, conhecido como TWI, uma discreta saliência que é colocada no meio dos sulcos. Quando eles ficarem rentes à banda de rodagem, é o momento de dar adeus àqueles pneus.

Andar com pneus desgastados é uma infração de trânsito?

Andar com pneus carecas coloca em risco a segurança dos ocupantes, já que a aderência do veículo fica comprometida. Por isso, a atitude é considerada uma violação ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A atitude é uma infração do tipo grave, que coloca cinco pontos na carteira do proprietário do veículo e dá multa de R$ 127,68. Vale lembrar que, no final deste ano, esta multa ficará ainda mais salgada.

Pneus têm prazo de validade?

Em média, os pneus possuem prazo de validade de cinco a seis anos. Um código com quatro algarismos, impressos na lateral, mostra o período de fabricação.

Geralmente, esse código indica a semana e o ano em que ele foi produzido e ele fica localizado próximo aos códigos que indicam as medidas dos pneus, como 175/70 13 82T — um pneu fabricado na trigésima semana do ano de 2016 terá o número 3016 impresso.

A escolha dos pneus influencia no rendimento do veículo?

Pneus são como sapatos: há o tipo certo para o uso que o carro terá. Eles são projetados para suportar uma quantidade de peso, de velocidade e de tração para transitar melhor em um ou em vários tipos de piso.

Eles estão em contato contínuo com o solo e, consequentemente, o atrito influenciará no consumo de combustível.

É necessário usar pneus de carro da mesma marca?

As ranhuras dos pneus são desenvolvidas para garantir a aderência no piso seco, mas também para aumentar a segurança em um piso enlameado ou molhado. Por isso, ao adquirir pneus para o seu automóvel, procure sempre o mesmo fabricante e o mesmo modelo, pois os sulcos são complementares e atuam de forma igual em condições adversas.

Fique atento a essas dicas de como escolher pneus de carro e seja mais consciente. Aproveite para aprender como evitar o desgaste prematuro dos pneus do seu automóvel.