Blog da Orca

Por que lavar o motor é uma prática não recomendada?

Ainda há quem associe a lavagem do motor com zelo. No entanto, uma vez que o motor possui componentes eletrônicos, há uma série de danos que podem surgir com o uso de água ou solventes. Saiba mais acompanhando a leitura deste post! 

Defeitos eletroeletrônicos  

A região do motor possui vários módulos, atuadores, relês, fusíveis e sensores que serão danificados com um simples jato de água. Por mais que sejam usados sacos plásticos para proteção, a prática é muito arriscada e a danificação desses componentes interfere diretamente no funcionamento do carro. 

Fuga de corrente 

Há quem ainda faça a limpeza com uma lavadora de alta pressão. Tal força quebra as peças do motor e dobra as aletas do radiador. 

Oxidação e ataque químico 

Alguns danos não são vistos num primeiro momento: o veículo liga e funciona normalmente após a lavagem. Mas, ao longo do tempo a região sofrerá com a oxidação e o ataque químico. Além disso, é importante saber que os conectores são afetados com a água e os solventes. 

Já itens como as mangueiras, os coxins, as coifas, o revestimento externo dos cabos de velas, entre outros, podem ser danificados caso a limpeza seja feita com desengraxantes fortes ou derivados de petróleo. 

Limpeza de regiões próximas  

Ao limpar regiões como o capô, o painel frontal, os para-lamas e as laterais internas, é importante ter o cuidado de não deixar a água cair em sistemas que não podem ter esse tipo de contato. Talvez seja interessante usar um plástico para promover a proteção. 

Alternativa 

Os limpadores a seco são produtos próprios para a limpeza do motor e de outras regiões que não podem entrar em contato com água e solventes. 

Para fazer o uso, é imprescindível ler com atenção as orientações do fabricante, usar luvas para aplicação e tomar cuidado para que o produto não entre em contato direto com componentes eletroeletrônicos. 

Seu Chevrolet precisa de uma revisão? Conte com os serviços autorizados da Orca.   

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook